Ao noroeste da Croácia, Pula ostenta algumas preciosidades do tempo do Império Romano



Ao noroeste da Croácia, Pula ostenta algumas preciosidades do tempo do Império Romano e ainda oferece uma animada agenda de eventos e excelente gastronomia


O anfiteatro, erguido no reinado de Augusto, hoje chamado de Arena, testemunha a animada vida de Pula durante o Império Romano. Estrategicamente localizada, a cidade era também destino das férias de verão dos abastados romanos que ali mantinham suas “vilas rusticas”. Hoje, esta que é a mais antiga cidade croata mantém os mesmos ares convidativos para as férias e mais uma animada vida noturna, excelentes restaurantes e atividades culturais durante todo o ano.

De todos os monumentos históricos, o anfiteatro é o que mais impressiona. Este que é o sexto maior anfiteatro do mundo, abrigava 23 mil pessoas para os espetáculos de gladiadores versus leões, panteras, ursos e tudo mais que provocasse emoção e espanto, teve o  início de sua construção em 23 AC , com o Imperador Augusto, foi ampliado por Claudius e também por Flavius. Hoje o belo edifício – como tantos outros do Império, saqueados nos séculos seguintes -  ainda mostra seu esplendor  em shows que acontecem especialmente durante o verão; o Pula Film Festival, os shows de rock e de música erudita quando abriga até 8 mil pessoas.

Durante todo o ano o Anfiteatro pode ser visitado. É possível subir ao alto de sua estrutura de onde a vista é incrível e também visitar o subsolo, local onde ficavam gladiadores e animais e ver uma exposição onde mostram, com artefatos originais em pedra e ânforas, como era produzido no tempo dos romanos, em Pula (antiga Polensium),   o azeite de oliva. Azeite que, aliás, continua sendo orgulho da Istria, região onde fica a cidade.

Outros sinais da presença romana em Pula são o Templo de Augustus, depois transformado em igreja e até em um celeiro agora abriga uma coleção de esculturas romanas; já o Portão de Hercules, de meados do século 1 AD é o mais antigo portão da cidade e o Arco Triunfal de Sergi, erguido nas duas últimas décadas do século 1 AC.

Gastronomia
Pudessem voltar o no tempo, os romanos do Império iriam se deliciar com a gastronomia desenvolvida em Pula. Peixes e frutos do mar aparecem tanto  na composição de massas ( ravióli de caranguejo, macarrão com camarões) como em risotos (especialmente o de lula); mas ainda há os famosos aspargos da região servidos com bistecas e a lavanda, riqueza da Croácia, surge como elemento também da gastronomia, na forma de  sorvete.

Como chegar
Pula é um dos aeroportos internacionais da Croácia e  pode ser a porta de entrada no país. No verão é possível chegar a Pula  com serviço de ferryboats a partir de Veneza e durante todo o ano, via rodoviária, de Trieste (3 horas) ou, de Zagreb, a capital, por via rodoviária em 2 horas e meia.

Street map


tour virtual pela Arena

Comentários