Wurth completa 40 anos no Brasil e investe mais de R$ 50 milhões na operação local



Logística, rede de lojas próprias e manufatura são os focos de investimentos da empresa. Filial brasileira da multinacional alemã prevê faturamento de R$ 500 milhões em 2012


A Wurth do Brasil comemora 40 anos no país com investimentos em três grandes projetos de expansão: ampliação dos Centros de Distribuição, da rede de lojas próprias e da fábrica de produtos químicos. A empresa, que iniciou sua operação no país em 1972, é originária do grupo alemão de mesmo nome e especializada na produção e venda de peças de fixação, produtos químicos, ferramentas e equipamentos de proteção individual.

A expansão da Wurth no mercado brasileiro tem sido uma constante em sua história nestas quatro décadas. Começou em São Paulo comercializando a linha de produtos fabricados na Alemanha e de lá para cá implantou no Brasil um grupo que inclui indústria, vendas diretas por meio de uma rede de mais de 1.500 vendedores  e, mais recentemente, lojas próprias, e e-commerce.

Neste ano, as metas da Wurth para o Brasil são, ainda, mais arrojadas. A empresa decidiu investir mais de R$ 50 milhões em sua operação local. Deste total, R$ 25 milhões foram aplicados na automação e duplicação da capacidade de seu Centro de Distribuição (CD), localizado na sede da empresa, em Cotia, município na Grande São Paulo. Além do mercado interno, este CD atende, também, as exportações da empresa para a América Latina, que representam 4% do faturamento da Wurth no Brasil. Entre as inovações, a empresa irá implantar um sistema de integração imediata do CD com os vendedores externos. Os pedidos serão enviados pelo celular dos vendedores e chegarão em tempo real ao CD. O objetivo é ganhar mais agilidade na entrega.

“O grupo Wurth está muito confiante no Brasil. Temos mantidos os investimentos locais em virtude dos bons resultados conquistados ao longo de quatro décadas de operação. Dobramos nossa operação duas vezes nos últimos seis anos e, desde então, nosso ritmo de crescimento tem sido de 20% ao ano”, comenta Cesar Ferreira, presidente da Wurth do Brasil. O executivo, que está à frente da operação há 15 anos, projeta faturamento da empresa no país, em 2012, da ordem de R$ 500 milhões. O excelente desempenho da filial brasileira da multinacional alemã a colocou na posição de maior operação do grupo fora da Europa.
Outras expansões estão em curso nas unidades Wurth no país. Hoje, a empresa conta com três CDs em operação localizados em Cotia (SP),  Porto Alegre (RS) e Alhandra (PB). E já se prepara para inaugurar, ainda em outubro seu quarto Centro de Distribuição. A cidade escolhida foi Goiânia (GO). Com investimento de R$ 10 milhões e estoque de seis mil itens, o novo CD irá abastecer as regiões Centro-Oeste e Norte e a empresa estima um faturamento R$ 100 milhões em 2013. “O objetivo do novo CD é reduzir o tempo de espera para reposição de peças, em nove Estados dessas regiões, de 15 dias para 24 horas, e aumentar nossa competitividade com reduções do preço”, revela o presidente da Wurth do Brasil.
Fábrica de produtos químicos em Ponta Grossa.

O grupo no Brasil, que é composto também por unidade industrial, está investindo na ampliação da fábrica de produtos químicos, localizada em Ponta Grossa (PR). A empresa, chamada AP Winner, foi comprada pelo grupo Wurth em 2005 e produz itens que atendem aos segmentos automotivo, industrial e de construção civil. O montante aplicado na ampliação é de R$ 30 milhões. A empresa adquiriu um terreno de 140 mil m², está executando obras civis, e vai instalar equipamentos para a produção de até 600 itens da linha de produtos químicos. As obras deverão estar finalizadas em 2013. “Esta unidade abastece o mercado interno e também outros países da América Latina, além de Portugal e Espanha. O próximo investimento, já definido, é a implantação da AP Winner na China para atender todo o mercado asiático”, completa Cesar Ferreira, que responde também por esta operação. 


Lojas próprias
A ampliação da sua rede de lojas físicas é outro foco de investimentos da Wurth. A implantação de lojas no Brasil começou em 2011 com a instalação da primeira loja própria, em São Paulo, localizada no bairro do Butantã. Anteriormente, o modelo de vendas da companhia era centrado somente em vendas diretas, em regime porta a porta. 

Hoje, são oito lojas em funcionamento seis das quais localizadas no Estado de São Paulo (nos bairros do Butantã e Ipiranga, e nas cidades de Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Santo André), uma em Goiânia e uma em Porto Alegre. Até o final de 2012, o objetivo é chegar a 10 unidades e, em cinco anos, totalizar 300 lojas. No geral, as unidades possuem 2,5 mil itens em exposição, formato de autosserviço, sala de testes, estacionamento próprio e atendimento personalizado. Outras iniciativas para novos canais de vendas são televendas e e-commerce, com a Loja Virtual.

Linhas Wurth no Brasil e cenário global

O foco da empresa é atender o setor de reparação profissional, oferecendo desde colas, silicones, adesivos, desengripantes e graxas até ferramentas manuais, elétricas e pneumáticas. No Brasil, a empresa foca suas atividades nos segmentos automotivo (carro, moto, veículos pesados e agrícolas), industrial, moveleiro, marmorarias e construção civil e atua com mais de 10 mil produtos que atendem à demanda de cerca de 180 mil clientes.
A unidade brasileira da Wurth, localizada em Cotia (SP), pertence ao grupo alemão Adolf Würth GmbH & Co. KG, líder mundial no comércio de montagem e material de fixação (parafusos e arruelas). Ao todo, o Grupo Wurth é formado por aproximadamente 400 empresas com presença em 84 países e emprega mais de 66 mil colaboradores, sendo que deste total, 320 mil são representantes de vendas. Em 2011, o grupo teve faturamento mundial de € 9.7 bilhões e crescimento de 12,3% no volume de vendas mundial em relação ao ano anterior.

No cenário global, a filial brasileira classifica-se como a 8ª maior operação do grupo e 4ª maior empresa mundial em número de vendedores contratados de acordo com legislação trabalhista, com 1,5 mil profissionais. Aproximadamente 90% do atendimento é realizado por meio de vendedores que atuam no sistema porta a porta, visitando, diariamente, 25 mil clientes.

Um Centro Cultural entregue à comunidade

Além dos negócios, a Wurth trouxe para o Brasil um conceito que é sua marca registrada na Europa e em outros países: reunir negócios e cultura no mesmo espaço. Em 2011, inaugurou em sua sede, em Cotia, o Centro Cultural Wurth que é um espaço de eventos artísticos aberto ao público. Foram investidos R$ 14 milhões nesta obra com um único objetivo: levar à população cultura, diversão, entretenimento e lazer.

A Wurth é uma das poucas empresas no País que investe em inclusão cultural dentro da sua própria “casa”. O local possui um teatro com 241 lugares, praça “multiuso” para exposições artísticas, restaurante, salas de reuniões para locação e ainda 40 apartamentos, como apoio aos eventos e espetáculos.

Empresas que compõem o Grupo Wurth no Brasil:

 
Wurth do Brasil: atua localmente desde 1972, suas atividades abrangem o comércio de peças de fixação (parafusos, arruelas e outros), produtos químicos, ferramentas manuais, elétricas e pneumáticas e equipamentos de proteção individual. Atende 180 mil clientes, possui 10 mil produtos e conta com 1,5 mil colaboradores, sendo que 1,3 mil atuam na área de vendas. A sede administrativa da empresa está localizada em Cotia, município da Grande São Paulo, e possui duas filiais nos Estados do Rio Grande do Sul e da Paraíba. Além de rede de vendas que atua com sistema porta-a-porta, a subsidiária brasileira possui uma rede de Lojas Próprias e ainda disponibiliza uma série de produtos por meio da Loja Virtual.

AP Winner: Criada em 1994 a AP Winner se destaca no mercado por sua qualidade e inovação em produtos químicos. Sua linha de produtos abrange as áreas automotiva, industrial e construção civil. Seu relacionamento com os clientes é duradouro e em sua carteira possui grandes marcas. A empresa não possui linha própria de produtos e assim não concorre com seus clientes.

SW Industry: Em fevereiro de 2006, a SW INDUSTRY foi adquirida pelo grupo alemão Adolph Wurth GmbH & Co. KG. A empresa atua fortemente no setor industrial e oferece aos clientes uma gama completa de “C Parts” com mais de 420.000 produtos disponíveis, sendo o mais conceituado fornecedor de “itens C” tais como: parafusos, porcas arruelas e anéis, conexões em plásticos e metal, prisioneiros e rebites, peças de plástico, abraçadeiras e itens especiais. A SW INDUSTRY é pioneira na Certificação ISO 9001 e Certificação pela Petrobras. Atende assim as exigentes políticas de qualidade e oferece Soluções em Elementos para Fixação e Gestão Logística.

Wurth Eletronics: Wurth Electronics MIDCOM é líder mundial na concepção e fabricação de componentes magnéticos personalizados. Seus produtos são utilizados em todo o mundo em diversas aplicações. Este ano, a WE Midcom, nos EUA, completou 25 anos e o escritório da WE Brasil completará cinco anos de operação em Maio.

Linha do tempo – História da Wurth no Brasil:
  • 1972: Início da operação no Brasil e criação da Divisão Auto;
  • 1986: Transferência da sede para Cotia, na Grande São Paulo;
  • 1996: Criação da Divisão Metal;
  • 1997: César Ferreira assume o cargo de presidente;
  • 2001: Criação das divisões Madeira e Cargo;
  • 2002: Abertura da Filial em Porto Alegre;
  • 2006: Criação da Divisão Construção Civil;
  • 2007: Início da operação de televendas/ Criação das vans de ferramentas;
  • 2009: Abertura da filial em Alhandra;
  • 2011: Abertura da rede de lojas próprias/ inauguração do Centro Cultural Wurth;
  • 2012: Criação da Divisão Moto/ Ampliação do CD em Cotia/ Criação do CD em Goiânia.

Comentários