São Paulo e Minas Gerais discutem modelos de Observatório do Turismo



Observatório do Turismo é reconhecido nacionalmente como referência em monitoramento


 Maria Thereza Saez Magalhães, do departamento de Promoção e Informação Turística da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte - Belotur, e Rafael Oliveira, da Secretaria de Turismo de Minas Gerais - Setur, estiverem em São Paulo em 3 de outubro, em reunião na São Paulo Turismo, com o objetivo de aprofundar as informações sobre o funcionamento do Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisas do setor, criado há quatro anos na empresa paulistana. Belotur e Setur estudam qual seria um modelo mais viável de criação e manutenção de um centro de pesquisas que atendesse tanto a capital como os diversos aspectos da rica oferta do turismo mineiro.

O Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo realiza de 18 a 25 estudos anuais, entre pesquisas em eventos, como Fórmula 1, Carnaval e Virada Cultural, estudos especiais, como o Perfil de Taxistas e o Censo do Samba Paulistano, além de manter atualizados índices mensais como a taxa de ocupação hoteleira e a arrecadação da Imposto Sobre Serviços (ISS) na atividades de turismo, hotelaria e eventos. Acompanha ainda a movimentação nas Centrais de Informação Turística e a atividade nos aeroportos e terminais rodoviários.

Nos últimos três anos o Observatório foi reconhecido pelo Ministério do Turismo, por meio da Fundação Getúlio Vargas e Sebrae, como a referência nacional na dimensão "Monitoramento" do Índice de Competitividade dos Destinos Indutores do Turismo Nacional.

Comentários