Salão de Enoturismo terá workshops e painel de negócio


O Festival do Turismo de Gramado lança, em sua 24ª edição, o 1º Salão de Enoturismo, promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) através de convênio com Sebrae Nacional, com a participação direta do governo do Estado do Rio Grande do Sul, através das secretarias de Turismo e Agricultura. Com um projeto inovador, o salão terá apresentação de workshops e debates no seu interior, contando com a participação de grandes destinos do vinho no País. O principal objetivo destas ações é apresentar o que existe de  enoturismo no Brasil e no Rio Grande do Sul.
Neste ano, foi publicado o Diagnóstico do Enoturismo Brasileiro, que será apresentado e debatido dentro do salão. Segundo a gestora de Projetos do Ibravin, Janine Basso Lisboa, painéis de negócios também serão realizados no estande: “O salão também terá uma painéis de negócios, onde cada região apresentará seus roteiros e atrativos para as agências de viagens e operadoras interessadas no destino.”, completou.
Enoturismo
Enoturismo, ou Turismo do Vinho, é um segmento da atividade turística que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e nas tradições e cultura da localidades que produzem esta deliciosa bebida. Mais do que apenas saborear o vinho, o enoturista aprecia paisagens, utiliza os equipamentos de gastronomia, hotelaria e diversão, além de comércio local e outras prestações de serviço. O enoturismo deve envolver o visitante na cultura, nos detalhes da bebida: transforma em experiência de cinco sentidos. É o ver os vinhedos, ouvir as histórias, sentir o perfume dos vinhos, provar as delícias da gastronomia, tocar nas garrafas e texturas. Além de conhecer a história, cultura e tradições do local, o turista tem a chance de ver o modo de elaboração das viniculturas, com todas as etapas, entendendo o que compõe aquele produto.

Comentários