RECEITA LÍQUIDA DA VENDA DE MERCADORIAS DA LOJAS RENNER CRESCE 22,2% E CHEGA A R$ 803,3 MILHÕES NO 3T12




Vendas em Mesmas Lojas da Renner tem incremento de 13,2% no trimestre, ante 3T11

O resultado do terceiro trimestre de 2012 vem em linha com as expectativas da Companhia, que desde o início do ano, trabalhava com a possibilidade de uma aceleração econômica no segundo semestre. A Lojas Renner S.A (LREN3) registrou crescimento nas Vendas em Mesmas Lojas de 13,2% no trimestre, ante 3,8% em 3T11, refletindo, principalmente, a assertividade da nova coleção, a efetividade das novas operações abertas, o desempenho positivo das operações que passaram por reformas nos últimos meses, as condições climáticas favoráveis e a estratégia acertada da Companhia ao antecipar a entrada da coleção primavera-verão nas lojas.

Com isso, a Receita Líquida das Vendas de Mercadorias foi de R$ 803,3 milhões no 3T12, com incremento na ordem de 22,2% sobre igual período de 2011. Da mesma forma, o acumulado dos nove meses de 2012 registrou aumento de 18,4% na Receita Líquida de Mercadorias sobre 9M11, totalizando R$2,3 bilhões, dos quais a Camicado contribuiu com R$ 104,5. A evolução das Vendas em Mesmas Lojas da Renner, no 9M12, foi de 7,1%.

O gerenciamento adequado dos estoques, o menor custo do algodão, bem como a antecipação da coleção primavera-verão contribuíram para que a Margem Bruta da Operação de Varejo, no 3T12, alcançasse 51,4%, com crescimento de 1,2 p.p sobre a margem do 3T11.  No período acumulado, a Margem Bruta da Operação de Varejo foi de 53,1% ante 52,4% nos 9M11.

O bom desempenho de vendas, a melhor margem bruta e a forte gestão de despesas foram determinantes para que o EBITDA do Varejo chegasse a R$ 105,2 milhões, com Margem EBITDA de 13,1% no 3T12, versus 10,8% no 3T11. No resultado acumulado, o EBITDA do Varejo foi de R$ 306 milhões, ante R$ 265,5 milhões dos 9M11, com Margem EBITDA de 13,4% nos 9M12.

O desempenho positivo no varejo associado ao crescimento acelerado dos produtos financeiros fez com que o Lucro Líquido da Companhia registrasse incremento de 20,9% no 3T12, chegando a R$ 68,5 milhões, ante R$ 56,7 milhões no 3T11. No acumulado dos nove meses de 2012, o Lucro Líquido foi de R$207,7 milhões.











RESULTADO DOS SERVIÇOS FINANCEIROS

O Resultado de Serviços Financeiros apresentou crescimento de 26,5% no 3T12 em relação ao 3T11, chegando a R$ 43 milhões. Nos, M12, o Resultado de Serviços Financeiros foi de R$116,2 milhões ante R$ 104,6 milhões nos 9M11. A participação do Cartão Renner nas vendas da Companhia alcançou 52,9% no 3T12. Nos nove meses, esta forma de pagamento representou 52,6% das transações. Ao fim de setembro, o Cartão Renner atingiu a marca de 20,2 milhões de unidades.






Meu Cartão, co-branded da Renner, contava com 1,1 milhão de cartões emitidos. Sua carteira nos 9M12 chegou a R$ 80,4 milhões, o que contribuiu para uma geração de receitas no valor total de R$ 22,3 milhões, ante R$ 4,1 milhões nos 9M11.

Uma série de esforços adotados pela Companhia para o controle das perdas e para ganhos de eficiência em concessão, cobrança e recuperação de crédito permitiu que as perdas no Cartão Renner, Líquidas de Recuperações, chegassem a 2,4% da Receita Líquida das Vendas de Mercadorias no 3T12. Da mesma forma, as perdas de Empréstimos Pessoais foram de 4,4% (sobre a carteira), confirmando que a inadimplência mantém o menor nível histórico.
Entre as iniciativas para alavancar as vendas dos cartões e fortalecer o relacionamento com os clientes está a revitalização do Cartão Renner, com um novo layout e o lançamento do Clube de Vantagens Renner, ocorrido em agosto. O clube tem como objetivo centralizar as ações de marketing e CRM, fidelizando clientes, através de vantagens oferecidas aos usuários.



INVESTIMENTOS
No 3T12, os Investimentos em Ativos Fixos da Companhia chegaram a R$ 86,4 milhões, distribuídos em novas lojas (42%), remodelações (18%), tecnologia (18%) e logística (22%). Nos nove meses de 2012, os Investimentos em Ativos Fixos totalizaram R$ 232,1 milhões, ante R$144 milhões nos 9M11.


Inaugurações Lojas Renner em 9M12:


Setembro de 2012
Total de lojas da Renner: 173
Total de lojas da Blue Steel: 3


  

Inaugurações Camicado em 9M12:


Setembro de 2012
Total de lojas da Camicado: 35
Crédito Fernando Nipper











Em agosto, a Lojas Renner inaugurou seu maior centro de distribuição (CD), com 50 mil m², no Rio de Janeiro. O CD iniciou suas operações em setembro e com moderno sistema push-pull trará maior assertividade na distribuição dos produtos, maior venda e menores remarcações nas lojas. Além disso, o sistema oferecerá incremento nas margens operacionais, redução de transferências de produtos entre lojas e menor área de estocagem nos pontos de venda. O objetivo é ganhar cada vez mais velocidade, qualidade e visibilidade em todos os processos, desde os fornecedores, até o consumidor final. Atualmente, os centros de distribuição da Companhia totalizam 78 mil m² de área total.

Também no terceiro trimestre, foi implantada a nova plataforma de e-commerce, uma das melhores soluções de venda online do mercado mundial, que possibilita a customização da navegação, das promoções e do mix de produtos oferecidos a cada cliente que visita o site.  Além de tornar a navegação mais rápida e agradável, permite o aumento da taxa de conversão com técnicas de upselling e cross-selling.
Outra novidade do período foi o início da operação do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), que consolida todos os processos de suporte da Companhia. O CSC gerará ganhos de escala, aumento de eficiência das áreas e redução de custos.


PERSPECTIVAS PARA O 4º TRIMESTRE E 2013
A Lojas Renner mantém a sua expectativa positiva de melhoria no ambiente de consumo para o 4T12, já sinalizada pela boa performance das vendas no mês de outubro. Não obstante tal expectativa e apesar de ter se estruturado para a execução do seu plano de expansão, a Administração informa que, para o ano de 2012, este plano para a Lojas Renner provavelmente será afetado pelo atraso na abertura de alguns shopping centers, podendo o número de inaugurações ser reduzido para até 25 unidades. Por outro lado, a expansão da Camicado deverá apresentar alteração positiva, podendo chegar a até 10 lojas no final de 2012. O projeto de loja especializada está mantido, com rollout a partir de 2013, quando serão abertas de 10 a 15 lojas já com a nova marca.

Assessoria de Imprensa - Renner


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