RECEITA LÍQUIDA DA VENDA DE MERCADORIAS DA LOJAS RENNER CRESCE 22,2% E CHEGA A R$ 803,3 MILHÕES NO 3T12
Vendas em Mesmas
Lojas da Renner tem incremento de 13,2% no trimestre, ante 3T11
O resultado do terceiro trimestre de 2012 vem em linha com as expectativas da Companhia, que desde o início do ano, trabalhava com a possibilidade de uma aceleração econômica no segundo semestre. A Lojas Renner S.A (LREN3) registrou crescimento nas Vendas em Mesmas Lojas de 13,2% no trimestre, ante 3,8% em 3T11, refletindo, principalmente, a assertividade da nova coleção, a efetividade das novas operações abertas, o desempenho positivo das operações que passaram por reformas nos últimos meses, as condições climáticas favoráveis e a estratégia acertada da Companhia ao antecipar a entrada da coleção primavera-verão nas lojas.
Com isso, a Receita Líquida
das Vendas de Mercadorias foi de R$ 803,3 milhões no 3T12, com incremento
na ordem de 22,2% sobre igual período de 2011. Da mesma forma, o acumulado dos
nove meses de 2012 registrou aumento de 18,4% na Receita Líquida de Mercadorias
sobre 9M11, totalizando R$2,3 bilhões, dos quais a Camicado contribuiu com R$
104,5. A evolução das Vendas em Mesmas Lojas da Renner, no 9M12, foi de
7,1%.
O gerenciamento adequado dos
estoques, o menor custo do algodão, bem como a antecipação da coleção
primavera-verão contribuíram para que a Margem Bruta da Operação de
Varejo, no 3T12, alcançasse 51,4%, com crescimento de 1,2 p.p sobre a
margem do 3T11. No período acumulado, a Margem Bruta da Operação de
Varejo foi de 53,1% ante 52,4% nos 9M11.
O bom desempenho de vendas, a
melhor margem bruta e a forte gestão de despesas foram determinantes para que o
EBITDA do Varejo chegasse a R$ 105,2 milhões, com Margem EBITDA de
13,1% no 3T12, versus 10,8% no 3T11. No resultado acumulado, o EBITDA do Varejo
foi de R$ 306 milhões, ante R$ 265,5 milhões dos 9M11, com Margem EBITDA de
13,4% nos 9M12.
O desempenho positivo no varejo
associado ao crescimento acelerado dos produtos financeiros fez com que o Lucro
Líquido da Companhia registrasse incremento de 20,9% no 3T12, chegando a R$
68,5 milhões, ante R$ 56,7 milhões no 3T11. No acumulado dos nove meses de
2012, o Lucro Líquido foi de R$207,7 milhões.
RESULTADO DOS SERVIÇOS FINANCEIROS
O Resultado de Serviços
Financeiros apresentou crescimento de 26,5% no 3T12 em relação ao 3T11,
chegando a R$ 43 milhões. Nos,
M12,
o Resultado de Serviços Financeiros foi de R$116,2 milhões ante R$ 104,6
milhões nos 9M11. A participação do Cartão Renner nas vendas da
Companhia alcançou 52,9% no 3T12. Nos nove meses, esta forma de pagamento
representou 52,6% das transações. Ao fim de setembro, o Cartão Renner atingiu a
marca de 20,2 milhões de unidades.
Já Meu Cartão, co-branded
da Renner, contava com 1,1 milhão de cartões emitidos. Sua carteira nos 9M12
chegou a R$ 80,4 milhões, o que contribuiu para uma geração de receitas no
valor total de R$ 22,3 milhões, ante R$ 4,1 milhões nos 9M11.
Uma série de esforços adotados
pela Companhia para o controle das perdas e para ganhos de eficiência em
concessão, cobrança e
recuperação de
crédito permitiu que as perdas no Cartão Renner, Líquidas de Recuperações,
chegassem a 2,4% da Receita Líquida das Vendas de Mercadorias no 3T12. Da mesma
forma, as perdas de Empréstimos Pessoais foram de 4,4% (sobre a carteira),
confirmando que a inadimplência mantém o menor nível histórico.
Entre as iniciativas para
alavancar as vendas dos cartões e fortalecer o relacionamento com os clientes
está a revitalização do Cartão Renner, com um novo layout e o
lançamento do Clube de Vantagens Renner, ocorrido em agosto. O clube tem
como objetivo centralizar as ações de marketing e CRM, fidelizando clientes,
através de vantagens oferecidas aos usuários.
INVESTIMENTOS
No 3T12, os Investimentos em
Ativos Fixos da Companhia chegaram a R$ 86,4 milhões, distribuídos em novas
lojas (42%), remodelações (18%), tecnologia (18%) e logística (22%). Nos nove
meses de 2012, os Investimentos em Ativos Fixos totalizaram R$ 232,1 milhões,
ante R$144 milhões nos 9M11.
Inaugurações Lojas Renner em 9M12:
Setembro de 2012
Total de lojas da Renner: 173
Total de lojas da Blue Steel: 3
Inaugurações Camicado em 9M12:
Total de lojas da Camicado: 35
Crédito
Fernando Nipper
Também no terceiro trimestre, foi
implantada a nova plataforma de e-commerce, uma das melhores soluções de venda
online do mercado mundial, que possibilita a customização da navegação, das
promoções e do mix de produtos oferecidos a cada cliente que visita o
site. Além de tornar a navegação mais rápida e agradável, permite o
aumento da taxa de conversão com técnicas de upselling e cross-selling.
Outra novidade do período foi o
início da operação do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), que consolida
todos os processos de suporte da Companhia. O CSC gerará ganhos de escala,
aumento de eficiência das áreas e redução de custos.
PERSPECTIVAS PARA O 4º TRIMESTRE E 2013
A Lojas Renner mantém a sua
expectativa positiva de melhoria no ambiente de consumo para o 4T12, já
sinalizada pela boa performance das vendas no mês de outubro. Não obstante tal expectativa
e apesar de ter se estruturado para a execução do seu plano de expansão, a
Administração informa que, para o ano de 2012, este plano para a Lojas Renner
provavelmente será afetado pelo atraso na abertura de alguns shopping centers,
podendo o número de inaugurações ser reduzido para até 25 unidades. Por outro
lado, a expansão da Camicado deverá apresentar alteração positiva, podendo
chegar a até 10 lojas no final de 2012. O projeto de loja especializada está
mantido, com rollout a partir de 2013, quando serão abertas de 10 a 15
lojas já com a nova marca.
Assessoria de Imprensa - Renner
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