Portugal Green Walks apresenta seus produtos



A Oficina da Natureza, agora formalmente Portugal Green Walks, começou por ser uma empresa de animação turística, criada em 2005, tendo na altura eleito o território do Vale do Lima (que integra os concelhos de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e o Parque Nacional da Peneda-Gerês como área de desenvolvimento das suas actividades. Nesse mesmo ano obteve um financiamento do programa Leader+ para apoio a acções de marketing, comunicação e imagem tendo obtido também por parte da Direcção Geral de Turismo a Declaração de Interesse para o Turismo.
A proposta inicial consistia em desenvolver um conceito inovador de Turismo de Natureza e Turismo Cultural, orientado para a população urbana, proporcionando nas actividades oferecidas a vivência e partilha de experiências únicas e genuínas, através do contacto com o património Natural e Cultural do Vale do Lima e do convívio com as populações locais. Exemplos disso: são os percursos pedestres interpretados; as actividades tradicionais, tais como as desfolhadas e as vindimas; o trabalhar do barro ou ainda numa componente gastronómica, os workshops de compotas e licores, as provas de vinho ou a confecção de biscoitos de milho.
A boa aceitação do público para este tipo de actividades e a notoriedade que entretanto granjeou levaram a que a Oficina da Natureza, naturalmente, alargasse a sua base de intervenção territorial a todo o Norte de Portugal e incluísse no seu portfólio de actividades outro tipo de experiências e direccionasse também a sua oferta para o mercado internacional.
Em 2011 a Oficina da Natureza obtém do Turismo de Portugal a renovação da Declaração de Interesse Turístico, bem como a licença de Operador Turístico, por forma a poder ter uma oferta global e integrada dos seus programas.
Em 2012 a Oficina da Natureza efectua um processo de fusão com a empresa Portugal Green Walks, a qual irá manter a marca Oficina da Natureza para o mercado nacional ficando a marca Portugal Green Walks direccionada para o mercado externo.
A missão:
 Ser especialista em turismo de experiências.
 Garantir e superar as expectativas do cliente dando a conhecer um Portugal genuíno.
 Proporcionar sensações únicas, de forma personalizada e com elevados padrões de qualidade.
 Despertar no cliente o sentimento de “saudade”, imprimir nele o desejo de voltar e recomendar as nossas actividades aos amigos e colegas.
Os objectivos:
 Ser uma referência no turismo da região Norte adoptando uma postura inovadora e oferecendo produtos de qualidade reconhecida.
 Criar um conjunto de produtos transversais às várias regiões (Minho, Porto, Douro e Trás-os-Montes) que permitam diversificar a oferta turística, que realcem a identidade e a diversidade de cada um dos territórios mas que a sua conjugação seja uma paleta de emoções e experiências únicas.
 Criar uma rede de parceiros com diferentes valências e em diferentes regiões.
 Desenvolver um canal de comunicação eficaz capaz de afirmar uma imagem turística atractiva e integrada da oferta turística regional, bem como a promoção dos produtos de base local.
Mercados que se pretendem atingir:
Ter uma oferta personalizada para um segmento médio/alto vocacionado para pessoas:
 Com cultura média ou superior que valorizam o contacto directo com a Natureza e procuram “desligar-se” da rotina diária.
 Com preferência por férias activas e aventura em áreas não massificadas.
 Que apreciam a cultura e tradições da região e valorizam as experiências com elevado conteúdo de autenticidade e valores éticos.
 Com consciência ambiental.
 Do mercado interno principalmente dos grandes centros urbanos.
 Do mercado externo, destaque para países como: Espanha, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Alemanha, França, Noruega, países escandinavos, bem como do Brasil e Estados Unidos.
Programa de actividades estruturadas:
Tendo em conta os produtos estratégicos definidos no PENT para a região do PNP (Porto e Norte de Portugal), a Oficina da Natureza tem a sua oferta estruturada em 3 áreas de actuação: Turismo de Natureza, Gastronomia & Vinhos e Turismo Cultural.
Turismo de Natureza
 Passeios de bicicleta e rotas de vários dias (Vale do Lima e Vale do Minho);
 Passeios de cavalo e rotas de vários dias no Vale do Lima, PNPG e Área Protegida de Corno de Bico;
 Passeios de veleiro no litoral Norte;
 Passeios de barco no rio Minho com interpretação da natureza e tradições locais;
 Passeios de caiaque no rio Lima;
 Observação de aves no estuário do Cávado (Esposende);
 Percursos pedestres e rotas de vários dias em diversos locais do Minho e Douro;
 Percursos de orientação;
 Percursos em veículos todo o terreno;
 Actividades lúdicas para os mais novos (Minho);
 Actividades com jogos tradicionais (Minho);
 Workshops lúdicos de desenho, fotografia e ervas medicinais (Minho);
 Circuito para descobrir o Porto e Norte – uma forma de aliar a natureza, cultura, gastronomia e suas tradições: caminhar no Parque Nacional; observar aves e andar de burro no Douro Internacional, visitar as gravuras rupestres de Foz Côa; ter uma experiência no Douro vinhateiro – andar de comboio, visitar quintas tradicionais e fazer provas de degustação, fazer um piquenique no meio das vinhas e finalmente conhecer um pouco do Porto histórico.
Gastronomia e Vinhos
 Actividades de culinária: O cozido à portuguesa; Compotas e Licores; Doçaria conventual e de travessa; biscoitos de milho (Minho);
 Cursos de culinária (Douro);
 Workshop de chocolate (Famalicão);
 Actividades tradicionais: apanha da laranja (Soajo); apanha da lampreia (Melgaço); apanha da azeitona (Vila Flôr); vindimas (Favaios);
 Circuito gastronómico - Programa de vários dias orientado para a descoberta da gastronomia do Norte de Portugal com alguns apontamentos culturais. Este programa passa por visitas a mercados tradicionais e quintas para degustação de vinhos e azeites e a experiência de saborear refeições gourmet, em restaurantes de referência, sempre acompanhados por especialistas (Norte);
 Circuito das Quintas – programa de vários dias focado na componente de enoturismo, com visita a adegas e quintas de produção de vinho, realçando o que de melhor se faz na região dos Vinhos Verdes e na região do Vinho do Porto (Minho, Porto e Douro).
Touring Cultural e Paisagístico
 Rotas do artesanato: experiências na arte da filigrana (Póvoa de Lanhoso) e da olaria (Barcelos);
 Práticas comunitárias: Entrudo Tradicional de Lindoso (Ponte da Barca); Desfolhada na Aldeia do Pontido (Fafe); a apanha do centeio (Ponte da Barca);
 Circuito das Quintas e Jardins Históricos do Norte de Portugal;
 Circuito das Camélias entre o Minho e Galiza;
 Circuitos culturais pelo Românico do Vale do Sousa e Tâmega;
 O Caminho Português de Santiago – uma experiência cultural e gastronómica.
A Portugal Green Walks tem as licenças RNAVT nº3041 e RNAAT nº 42/2005 bem como autorização do ICNB para desenvolver actividades de Turismo de Natureza no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
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