Por dentro do SBClass: conheça as estrelas de um hotel fazenda



O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem é um passo importante para o avanço do turismo nacional. Você sabe que requisitos um hotel deve atender para solicitar as estrelas?

Chegou a hora de arrumar as malas e partir para aquele lugar aconchegante – sem muito barulho, perto da natureza, um verdadeiro convite para o descanso. A categoria Hotel Fazenda é uma das listadas pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) com condições para solicitar a simbologia de estrelas nos empreendimentos. Localizado no meio rural, dotado de exploração agropecuária e com entretenimento, o meio de hospedagem pode ter de uma a cinco estrelas.

Com uma estrela, o hotel fazenda deve ter serviço de recepção aberto por 12h e acessível durante 24h. Área de estacionamento, restaurante, troca de roupas de cama e banho também são necessários. A cultura do campo está presente: instalações para animais, pomar, horta e flores devem fazer parte da estadia do turista, além de geração de trabalho e renda para a comunidade local. Medidas sustentáveis são requisitos imprescindíveis, como redução do consumo de energia elétrica e de água; gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem.

Um empreendimento com duas estrelas deve ter um serviço de alimentação completo, com disponibilidade para café da manhã, almoço e jantar. Pagamento com cartão de crédito ou débito também podem ser cobrados pelo visitante. Com três estrelas, é necessário que o hotel fazenda conte com bar e serviço de guarda dos valores dos hóspedes. Facilidades para bebês – como cadeirinhas e aquecedor de mamadeira e comida – e berço a pedido também são itens obrigatórios. A troca de roupa passa a ser diária.

Uma estrela a mais significa manter todos estes requisitos e oferecer um serviço de recepção 24h. Lavanderia e room service são obrigatórios por 12h. Nos quartos, itens devem observados, como televisão e minirrefrigeradores e, nas áreas sociais, acesso à internet. O meio de hospedagem deve contar com piscina, salão de jogos e estrutura esportiva, além de trilhas para caminhas ou observação de pássaros. Pelo menos um dos seguintes entretenimentos deve ser oferecido: cavalgada, passeios de carroça, ciclismo, observação da fauna e flora, participação em colheitas, ordenhas, trato de animais.

A quinta estrela será estampada pelo hotel fazenda que oferecer facilidades como serviço à la carte no restaurante; sala de estar com televisão; espaço para leitura; preparação de comidas especiais (dietas, vegetarianas, etc). As camas devem conter colchões com dimensões superiores ao padrão nacional, e secador de cabelo à disposição. É necessário salão e serviço para eventos, além de instalações para recreação de crianças.
O SBClass
O SBClass é uma parceria do Ministério do Turismo com o Inmetro e autoriza o uso de estrelas para sete tipos de empreendimentos: hotel, hotel fazenda, cama e café, resort, hotel histórico, pousada e flat/apart-hotel. Eles devem atender determinados requisitos para adquirir de uma a cinco estrelas, de acordo com as condições de infraestrutura, equipamentos, serviços oferecidos aos hóspedes e práticas de sustentabilidade

Comentários