Por dentro do SBClass: conheça as estrelas de um cama e café




O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem é um passo importante para o avanço do turismo nacional. Você sabe que requisitos um cama e café deve atender para solicitar as estrelas?


 O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem - SBClass tem o intuito de orientar turistas e hoteleiros e valorizar os serviços oferecidos pelos empreendimentos em todo o país. São sete tipologias que podem solicitar o uso de estrelas, de acordo com condições de infraestrutura, equipamentos e serviços. Somam-se a esses critérios práticas sustentáveis, como o uso racional da água e de energia.

Uma das categorias é o cama e café, na qual o residente do estabelecimento, que deve estar disponível por telefone 24h, coloca o imóvel à disposição de turistas – em um número máximo de três quartos para este fim. A hospedagem pode ser classificada de uma a quatro estrelas e em todas elas é necessário oferecer café da manhã, serviços de limpeza e medidas permanentes de sustentabilidade.

Para garantir uma estrela o cama e café deve oferecer um desjejum considerado básico (café, leite, achocolatado em pó, chá, uma fruta, manteiga/margarina, pão, geleia, açúcar e adoçante), além de banheiro compartilhado e troca de roupas de cama e banho a cada três dias. Poderá obter a segunda estrela o estabelecimento que acrescentar um item opcional ao café da manhã.

A hospedagem de três estrelas passa a ter: troca de roupa de banho em dias alternados; banheiro privativo; sala de estar com televisão; mesa com cadeira em 100% dos quartos. Já o café da manhã básico ganha um suco e três itens opcionais.

Em um cama e café quatro estrelas o turistas deve encontrar cofre e televisão em todos os quartos. Na primeira refeição do dia, um suco e cinco itens opcionais devem ser servidos junto ao “pacote” básico. Além disso, o anfitrião precisa garantir serviço de lavanderia, acesso à internet nas áreas sociais e computador portátil com acesso à internet, mediante pedido.



Assessoria de Comunicação- Ministério do Turismo

Comentários