Peru: os encantos do percurso na rota do Rally Dakar 2013



O percurso da 34ª edição da prova se inicia no Peru e revela cidades com grandes atrativos turísticos
Floresta tropical, deserto, praia e imponentes montanhas. As riquezas do patrimônio foram decisivas para que o Peru fosse escolhido para dar início à próxima edição do rali mais famoso do mundo. A largada da 34ª edição será na cidade de Lima, no primeiro sábado do ano, dia 05 de janeiro. O evento percorrerá ainda as cidades peruanas de Ica, Pisco, Nazca, Arequipa e Tacna.
São muitos os motivos que fazem do Peru o cenário perfeito para uma competição que mistura aventura e emoção à flor da pele. A capital, Lima, é uma cidade divertida, antiga, hospitaleira e gourmet. Foi a joia da coroa das colônias espanholas e, por 300 anos, a cidade mais rica da América.
O centro da capital peruana foi declarado em 1991 pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Na sua forma mais moderna e cosmopolita, pode-se descobrir a alegria da vida noturna em bares, pubs e discotecas ou ainda, o sabor de uma culinária variada e deliciosa.
A gastronomia peruana é o resultado de uma mistura de tradições nativas indígenas e de costumes vindos dos imigrantes. E em Lima estão todos os sabores do país: da Amazônia peruana a Cordilheira dos Andes, de norte a sul. O ceviche, o arroz com frutos do mar e as vieiras são os pratos de consumo de massa. Mas há também pratos exclusivos, como lomo saltado (fatias de lombo com cebola, pimentão e outros temperos), que expressam a internacionalidade dessa culinária – neste caso a influência da cozinha chinesa.
Os vales, dunas e dias ensolarados são características marcantes da cidade de Pisco, onde o Rally Dakar 2013 também irá passar.  As visitas aos vinhedos que produzem a bebida nacional “pisco” e excelentes vinhos são considerados locais imperdíveis na opinião dos turistas. Não tão distante, mar e deserto se encontram na belíssima Paracas. Sua reserva nacional é uma área protegida pelo Estado, pois lá se encontram focas, lontras, pinguins, golfinhos e mais de 200 espécies de aves como flamingos e outras.
Os desertos de Ica são uma autêntica caixa de surpresas. E nesse caso, a representação maior fica em Nasca, que abriga um dos maiores mistérios da arqueologia: As “Linhas de Nasca” – enormes desenhos que só podem ser vistos há centenas de metros de altura. Portanto, é preciso sobrevoar a área para desfrutar de tal paisagem. Descobertas por cientistas em 1927, as linhas formam desenhos de animais e plantas, distribuídos em um labirinto que inclui trapézios, triângulos e espirais gravados e conservados na terra por mais de dois mil anos. Entre os desenhos mais famosos estão o macaco, a aranha e o beija-flor, símbolo nacional do Peru.
Outro cenário por onde passarão os aventureiros de Dakar é Arequipa, contemplada pelo brilho do sol durante 340 dias por ano. O centro da cidade é particularmente composto por harmoniosos arcos, fachadas e cúpulas. As construções foram modeladas, principalmente, em sillar – pedra vulcânica de cor branca que deu origem ao apelido do lugar: cidade branca.
Entre as atrações turísticas da “cidade branca” estão Vale da Colca, Cânion de Cotahuasi, restos arqueológico como o Touro Morto e a Dama de Gelo, as províncias com música andina e as danças folclóricas. Os mais aventureiros ainda podem encontrar, na região, locais ideais para a prática de raftting e trakking.
Para a edição 2013 do Rally Dakar são esperados cerca 400 atletas vindos de diversas regiões do mundo. Além de diversos turistas, que aproveitam a ocasião para conhecer a diversidade da geografia e cultura peruanas.
Até o final do rali, inúmeras ações serão desenvolvidas pela  Promperú (Comissão de Promoção do Peru para a Expansão do Turismo), com a finalidade de promover o Peru e potencializar a imagem dos destinos mais populares da região sul. 

Comentários