Os sabores da gastronomia alemã deliciam os visitantes da Oktoberfest de Igrejinha


Pratos que misturam o doce e o salgado são característicos da culinária germânica que será servida na festa durante os próximos dias. O Chopp é uma das principais atrações do evento.
O roteiro gastronômico dos próximos dias será na 25ª Oktoberfest de Igrejinha (de 19 a 28/10). Com pratos à base de carne de porco, chucrute, rabanete, linguiça bock e cucas, a festa terá alguns dos tradicionais cardápios trazidos pelos imigrantes alemães à região. Além das refeições fartas, haverá também lanches especiais como o Pretzel, um pão em forma de nó criado na Baviera, berço da Oktober, e o Pancho, um cachorro-quente especial que conta com uma linguiça maior do que as tradicionais. 

O Einsbein (joelhinho de porco), os bolinhos de carne, as massas caseiras, batatas e vários tipos de linguiças estarão à disposição nos restaurantes do Parque de Eventos Almiro Grings. Um dos principais espaços que serve o cardápio típico é o Bier Platz, um local alusivo à cultura alemã, com decoração especial.
Nos estandes, também será possível encontrar outras opções além da gastronomia alemã e dos produtos coloniais. Os visitantes encontrarão diversos lanches como minipizza, churrasquinho, crepe, xis, pastel e sorvete.

Cerca de 25 entidades filantrópicas e mais de 300 voluntários estarão envolvidos na parte gastronômica da festa. Tudo para oferecer um cardápio variado e apetitoso ao público. Os atendentes dos estandes são orientados sobre os procedimentos corretos no manuseio dos alimentos, através de cursos oferecidos pela entidade promotora da festa, a Amifest (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha).
RECEITA PRETZEL
Ingredientes
Um tablete de fermento biológico (15 g);
Uma colher (sopa) de açúcar;
Duas xícaras (chá) de água morna;
Cinco xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente);
Meia colher (chá) de sal;
100 g de manteiga sem sal derretida;
50 g de bicarbonato de sódio;
Açúcar e canela para cobertura.

Modo de preparo

Numa tigela, derreta o fermento no açúcar. Junte 1/2 xícara (chá) de água morna e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo. Misture bem e deixe descansar tampado, por dez minutos para fermentar. Depois adicione o restante da água morna e a farinha aos poucos, e vá misturando.
Em uma superfície lisa e enfarinhada, sove a massa por cerca de cinco minutos, até ela ficar lisa e não grudar mais nas mãos.
Coloque a massa em uma tigela levemente untada e leve para crescer por 50 minutos, coberta com um pano. Em seguida, coloque a massa em uma superfície levemente enfarinhada. Abra com os dedos, formando um retângulo de um centímetro de espessura e corte tiras com cerca de dois centímetros de largura. Enrole as tiras no formato de cordões não muito finos e modele-os no formato de pretzel.
Encha uma tigela com um litro de água e nela, dilua o bicarbonato. Mergulhe rapidamente os pretzels crus nessa água e depois os coloque em assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno alto (230ºC), preaquecido por cerca de 12 minutos, ou até eles ficarem dourados. Quando estiverem assados, pincele-os inteiramente com a manteiga derretida e, em seguida, polvilhe-os de acorde com sua preferência.
*Receita cedida pelo restaurante Konstanz. Fonte: Site R7

Chopp é uma das principais atrações da Oktoberfest de Igrejinha -
Conhecida também como a festa da cerveja, não há dúvidas de que uma das principais atrações da 25ª Oktoberfest de Igrejinha (de 19 a 28/10) será o chopp. A bebida, cuja tradução se refere à unidade de medida equivalente a cerca de meio litro de cerveja, estará presente em diversos momentos da festa. Uma dessas ocasiões será no dia 19 de outubro, às 19h30min, quando será aberto o primeiro barril de chopp para brindar a abertura das festividades. Mas as opções não param por aí. Todos os dias, o público terá uma série de cervejas especiais à disposição no Bier Platz, ou melhor, no Espaço da Cerveja.    
As bebidas serão fornecidas pela patrocinadora oficial da festa, a Nova Schin. Além do tradicional chopp pilsen da marca, que estarão à venda em diversos pontos do parque, também haverá chopps artesanais da Eisenbahn. Entre as opções que estarão no Bier Platz, os visitantes poderão degustar os estilos Pale Ale (Cerveja de coloração âmbar e aroma frutado e lupulado. Este estilo tem um amargor mais acentuado), Weizenbier (Cerveja produzida com trigo. É leve, refrescante e muito saborosa) e Dunkel (Cerveja escura do tipo Lager, de baixa fermentação. É feita com maltes torrados importados, que lhe conferem aroma e paladar incomparáveis de café e chocolate). Somente no ano passado, foram consumidos cerca de 167 mil litros de chopp, a previsão para este ano é de 200 mil litros.
Outras atrações que contam com a bebida são o Bierwagen (Carro da Cerveja) que distribui chopp pelas ruas da cidade. Ele circulará pela região no dia 18 de outubro, durante a Carreata do Chopp, com saída de Novo Hamburgo às 13h e chegada em Igrejinha às 19h. O Concurso de Tomadores de Chopp é outra atividade que conta com a bebida e também é uma das atrações diárias da Oktober.
INGRESSOS 25ª OKTOBERFEST - Os ingressos promocionais antecipados custam R$ 8,00 e podem ser adquiridos até às 12h do dia 19/10. Após esse horário, o valor será R$ 12,00 em todos os pontos de venda, além das bilheterias do parque, que funcionarão durante toda a festa. Crianças (até 10 anos) não pagam, idosos (acima de 60 anos) pagam metade (somente no local) e visitantes com traje típico alemão completo também têm acesso livre ao Parque de Eventos Almiro Grings, onde a festa acontece.
SOBRE A OKTOBERFEST - A festa consagra as tradições alemãs em Igrejinha/RS e é reconhecida como a maior festa comunitária do país. São mais de três mil voluntários que organizam o evento e ajudam, através dos resultados, entidades assistenciais da região. A 25ª edição do evento será realizada de 19 a 28 de outubro, no Parque de Eventos Almiro Grings. A festa conta com patrocínio da Nova Schin.

Comentários