Novo conceito deve colaborar para elevar a média de público nos estádios e, consequentemente, a arrecadação dos clubes mandantes.


Há 600 dias do início da Copa 2014, arenas multiuso começam a tomar forma



A partir deste sábado (20), faltam exatos 600 dias para o início da Copa da Fifa 2014. As obras dos estádios estão avançando e o item já é o mais bem avaliado no Termômetro da Copa, pesquisa da Trevisan Gestão do Esporte que monitora trimestralmente a evolução de sete itens essenciais ao sucesso do evento, conforme a percepção de mais de 1.000 especialistas do setor.

As instalações começam a tomar forma como arenas multiuso, conceito que representa um novo padrão de entretenimento para o Brasil. Um exemplo é a Arena Castelão, em Fortaleza (CE), que na última segunda-feira (15) inaugurou sua sala de cinema com capacidade para 150 pessoas e que será uma opção de lazer para o público da região.

A ideia do conceito de arena multiuso é reunir em um mesmo local espaços propícios para eventos esportivos, reuniões de negócios, conferências, refeições, hospedagens, compras ou mesmo passeio turístico”, explica o pesquisador e consultor da Trevisan Gestão do Esporte e diretor da Trevisan Escola de Negócios, Fernando Trevisan.

Ele ressalta ainda que essa nova realidade dos estádios brasileiros é antes de tudo uma oportunidade importante de desenvolvimento do futebol como espetáculo. “A média de público do último Campeonato Brasileiro foi de meros 15 mil espectadores, o que significa menos da metade da sua capacidade total utilizada. Segundo pesquisa apresenta no fórum BrSM recentemente, os ingressos que não foram vendidos em 2011 representam mais de R$ 200 milhões não arrecadados pelos clubes mandantes”, aponta.

O fato de o Brasil passar a ter estádios novos, construídos ou reformados a partir das mais altas exigências técnicas do mercado indica que o público de futebol deve aumentar bastante nos próximos anos, avalia o pesquisador.

Termômetro Trevisan – Copa 2014

Item avaliado
1ª edição
2ª edição
Estádios
2,6
2,9
Telecom
2,7
2,6
Hospedagem
2,5
2,5
Qualificação da mão-de-obra
2,4
2,3
Segurança Pública
2,1
2,1
Transporte
1,6
1,7
Aeroportos e Portos
1,5
1,6
GERAL
2,2
2,2

A pesquisa Termômetro Copa 2014 será realizada trimestralmente, até a realização do megaevento esportivo.

Comentários