LCBO, maior comprador de vinhos do mundo, retoma importação de rótulos verde-amarelos com a venda do Monte Pascoal Frisante, da Basso Vinhos e Espumantes. Wines of Brasil realiza missão de 9 a 16 de outubro por Canadá e Estados Unidos



Os vinhos brasileiros voltarão a marcar presença nas lojas da Liquor Control Board of Ontario (LCBO), o monopólio estatal que controla a importação, comercialização e distribuição de bebidas alcoólicas na província de Ontário, a mais importante do Canadá. O Monte Pascoal Frisante, da Basso Vinhos e Espumantes, de Farroupilha (RS), foi selecionado na última licitação da LCBO e estará à venda a partir do próximo mês de maio. A compra inicial foi de 400 caixas do produto. Esta foi a grande novidade do primeiro dia de roteiro por Canadá e Estados Unidos, de 9 a 16 de outubro, do Wines of Brasil, projeto realizado em parceria entre o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). A comitiva dos vinhos brasileiros ainda passará por Nova Iorque, Miami e Dallas.

“A presença de um vinho brasileiro nas lojas da LCBO, especialmente na capital da província, Toronto, e na capital do país, Ottawa, não é inédita, mas reabre as portas do maior mercado canadense para os nossos rótulos”, comemora a assistente de Promoção Comercial da Wines of Brasil, Bárbara Ruppel, que ao lado do gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, lidera a missão aos dois principais países da América do Norte. O gestor de Projetos da Apex-Brasil, Marcos Soares, também participou do evento.
A LCBO é o maior comprador de bebidas alcoólicas do mundo, dona de 50% do mercado de bebidas alcoólicas da província de Ontário, cuja população é de aproximadamente 13 milhões de pessoas.

Evento em Toronto
Nove vinícolas brasileiras – Aurora, Basso, Geisse, Lidio Carraro, Miolo, Pizzato, Salton, Villagio Grando e Vinibrasil – participaram da “Master Class” (palestra com degustação) promovida no Park Hyatt Toronto Hotel, sob a condução do escritor de vinhos canadense Charles Byers. O cônsul-geral do Brasil, embaixador Afonso Cardoso, deu as boas-vindas as cerca de 80 participantes, entre jornalistas, sommeliers, donos de restaurantes e agentes (os importadores, que podem vender somente à LCBO ou atender encomendas de restaurantes). O Consulado Geral do Brasil em Toronto deu todo suporte ao evento, que contou com a presença do comprador de vinhos da LCBO, David Cacciotolo, responsável pelas compras na categoria Vintage, uma sessão mais especializada dos vinhos vendidos pelo monopólio. Ele degustou os rótulos de todas as nove empresas que estavam no evento. Os seus preferidos foram o espumante Cave Geisse Terroir, o Moscato da Basso e o Aurora Reserva Cabernet Sauvignon, que, segundo ele, tem um ótimo custo-benefício.

Pela manhã, David Cacciotolo recebeu a comitiva do Wines of Brasil na sede da LCBO em Toronto, que possui 620 lojas na província de Ontário. “A LCBO está aberta a receber um projeto para promoção de vinhos brasileiros”, revela Bárbara Ruppel. Segundo ela, uma nova licitação para compra de vinhos será aberta pela LCBO em dezembro. Bárbara lembra que a Miolo foi a primeira vinícola verde-amarela a entrar na LCBO, mas agora terá de participar novamente da seleção porque o estoque de seus rótulos chegou ao fim no monopólio.

Como resultado do evento, a Halpern Enterprises, agente da Vinícola Lidio Carraro, diz que um restaurante deve incluir os rótulos da vinícola butique gaúcha em breve. Esta possibilidade existe através de “private orders”, uma categoria onde o restaurante pode comprar o vinho direto do produtor, passando por um agente e pela LCBO, sem necessidade de participar de licitação. A Vinícola Geisse fez bons contatos para fechar com um agente para o Canadá. 

Em 2011, o Canadá ficou em 7º lugar no ranking de países compradores de vinhos brasileiros das empresas associadas ao Wines of Brasil. O foco do projeto no Canadá é a promoção em duas províncias (estados) de Quebec, Alberta e Saskatchewan, controladas pelo monopólio SAQ, e Ontário, controlada pela LCBO. “O Canadá é um dos oito mercados prioritários para a exportação de vinho brasileiro fino engarrafado. Desde 2007, temos promovido os nossos vinhos e espumantes em Ontário e Quebec buscando o nosso espaço no mercado canadense”, observa Bertolini. Este foi o quinto evento consecutivo em Toronto nos últimos cinco anos.

Missão Canadá/EUA
A comitiva do Wines of Brasil seguiu para Nova Iorque, onde realizou evento de degustação nesta quinta-feira (11), no Astor Center. O grupo permanece na “Big Apple” com uma agenda de encontros e reuniões de sexta (12) a domingo (15). Na segunda-feira, as vinícolas brasileiras estarão em Miami e na terça-feira (16), em Dallas. 

Crédito da foto: Leonardo Tenan

Comentários