Infraero mobiliza aeroportos contra o câncer de mama




Durante todo o mês de outubro, os aeroportos vinculados à Superintendência Regional da Infraero Nordeste terão algo em comum com ícones internacionalmente famosos como o Cristo Redentor, o Santuário Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro, os arcos do viaduto do Chá, em São Paulo, e o Congresso Nacional, em Brasília. Os nove aeroportos estarão iluminados na cor rosa para mobilizar seus passageiros e usuários sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

O “Outubro Rosa” que é uma iniciativa mundial tem o objetivo de chamar a atenção das mulheres para a importância de exames preventivos contra a doença. Que só no ano de 2011 matou mais de 450 mil pessoas no mundo, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do DataSus.  A Superintendência Regional do Nordeste participa dessa mobilização contribuindo com tão nobre e importante causa. “Acreditamos que a prevenção para este grande mal é a mais eficiente forma que a humanidade tem no combate à doença. Estamos felizes em difundir a conscientização”. salientou o Superintendente Regional do Nordeste, Fernando Nicácio da Cunha Filho.

Outubro Rosa-Foi criado em 1997, nos Estados Unidos. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos,  pontes e teatros surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente. No Brasil, a primeira iniciativa aconteceu em 2002, quando o Obelisco do Ipiranga, em São Paulo foi iluminado de rosa. Assim vários monumentos já receberam a iluminação rosa, como a Ópera de Arame (PR) e o Memorial JK (DF).


Comentários