Grupo Whirlpool anuncia ao Governo do Estado que vai criar mais 850 empregos em Joinville até o final de 2013



Em reunião no gabinete do governador Raimundo Colombo, nesta segunda-feira, 29, o presidente do Grupo Whirlpool para a América Latina, José Carlos Brega, anunciou a criação de mais 850 empregos diretos para a fábrica de refrigeradores das marcas Consul e Brastemp e na produção da Embraco em Santa Catarina. A iniciativa busca aumentar em 10% a produção de refrigeradores de alta capacidade das marcas da empresa. Anualmente, são produzidos quatro milhões de refrigeradores na planta de Joinville, que é a maior fábrica do mundo desse tipo de eletrodomésticos.
A diretoria da multinacional anunciou o investimento ao governador e vice-governador Eduardo Pinho Moreira. Lideranças políticas de Joinville também participaram da audiência. Entre elas, o senador Luiz Henrique da Silveira e o empresário recém-eleito prefeito de Joinville, Udo Döhler. De novembro de 2011 a setembro de 2012, o grupo criou mais de mil empregos na região, de acordo com o presidente. “São quase dois mil empregos, o que significa duas mil famílias empregadas. É uma grande notícia para Joinville e para o Estado”, comemorou o governador.
“Hoje o que estamos fazendo aqui é dar o retorno de um projeto que começou há um ano”, disse Brega. O presidente do grupo não informou qual o valor que será aplicado, mas disse que ele está dentro dos cerca de R$ 500 milhões que a empresa investe anualmente no Brasil. Serão adquiridos mais equipamentos e os atuais devem ser reposicionados para permitir a ampliação da produção.
O aumento da produção está sendo realizado pela expectativa do crescimento da demanda para o ano de 2013 e também de 2014, com foco para o mercado interno. Em 2012, de acordo com diretores do grupo, o setor de linha branca foi um dos que mais cresceu - cerca de 11%.

Outro ponto destacado pela empresa foi o índice de nacionalização dos produtos da Whirlpool. Em média, 70% dos componentes de cada eletrodoméstico é fabricado no Brasil. O índice é importante porque tem relação com a quantidade de empregos indiretos que são gerados para cada emprego direto criado pela fábrica.

Por parte do Governo estadual, acompanharam os secretário da Fazenda, Nelson Serpa, de Assuntos Estratégicos, Paulo Cesar da Costa, e de Articulação Internacional, Alexandre Fernandes.



Comentários