Gramado terá procissão de Nossa Senhora Medianeira durante o Festuris




A Secretaria de Turismo de Santa Maria confirmou a participação no Festival do Turismo de Gramado da imagem da Nossa Senhora da Medianeira. O Festuris, ao chegar no sexto ano do seu Salão de Turismo Esotérico, Místico e Religioso, procura desenvolver ações específicas neste segmento, como ocorreu nas edições anteriores. Em 2010, a vinda da imagem de Nossa Senhora de Aparecida, direto da cidade de Aparecida, deu novos ares ao evento, assim como no ano passado, quando foi a vez do Círio de Nazaré, do Pará, trazer sua imagem a Gramado.
Entre as ações que serão realizadas pela comunidade de Santa Maria está à procissão da imagem original da Nossa Senhora da Medianeira, no dia 19 de novembro, segunda-feira. O cortejo será realizado em frente à Igreja São Pedro, às 18h, acompanhada pelo hino da santa, cantada pelo tenor Cesare Barrichello.  A imagem estará exposta para adoração dos fiéis, de 19 a 23, na Igreja São Pedro.
A Romaria Estadual é considerada uma das principais manifestações de fé do Estado do Rio Grande do Sul, atraindo para a cidade de Santa Maria uma multidão média de 250 mil romeiros a cada edição.
Santuário
O santuário da Nossa Senhora Medianeira foi inaugurado e dedicado liturgicamente no dia 15 de agosto de 1985, quando ocorreu o 75º aniversário da criação da Diocese e 50ª aniversário de bênção da Primeira Pedra. A arquitetura do santuário apresenta estilo moderno, com vitrais do interior retratando a vida de Nossa Senhora e a história de devoção à Medianeira e a imagem original da Nossa Senhora Medianeira, em uma pintura feita pela irmã franciscana Angelita Stefani na década de 30.
Ações no Festuris:
Além do cortejo do dia 19 de novembro, a imagem marcará presença na abertura do Congresso, que ocorre no Serrano Resort, no dia 23 de novembro. Já no dia 24, às 17h, um pequeno cortejo ocorrerá durante a coletiva oficial do evento, na presença dos diretores Eduardo Zorzanello, Marta Rossi e Marcus Vinícius, que encerra as atividades do 24° Festival do Turismo de Gramado.

Foto – Romaria atrai milhares de fiéis no mês de novembro em Santa Maria / Divulgação


Comentários