Expectativa de furacão pode afetar voos aos Estados Unidos



ANAC vai monitorar prestação de assistência

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que, diante da possibilidade de o furacão Sandy chegar à Costa Leste dos Estados Unidos, voos com esse destino podem ser cancelados ou atrasados por questões de segurança.
A ANAC alerta aos passageiros que, antes de sair de casa para viajar, confirmem o horário e a manutenção de seus voos com destino àquele país junto às companhias aéreas com as quais adquiriram seus bilhetes.
A ANAC vai monitorar a prestação de assistência aos passageiros pelas empresas que tiverem que cancelar ou alterar o horário de voo à Costa Leste dos Estados Unidos. A prestação de assistência está prevista na Resolução nº. 141/2010.  Em casos de atrasos e cancelamentos, a resolução prevê que o transportador deve assegurar o direito do passageiro a receber assistência material: acesso à comunicação a partir de uma hora de atraso, à alimentação, a partir de duas horas de atraso, e à acomodação, a partir de quatro horas de atraso, ou traslado para passageiros que estiverem na localidade de residência. Em casos de voos cancelados, o passageiro pode ser reacomodado em outro voo ou ser reembolsado com o valor integral pago pela passagem área.
Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda a ANAC, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário. A Agência possui canais de comunicação destinados a receber manifestações pela internet (Fale com a ANAC) ou pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive com atendimento em inglês e espanhol).

Assessoria de Comunicação- Anac

Comentários