EMBRATUR LEVA SABORES DO BRASIL À ESPANHA



A ideia é aproveitar a realização de um dos maiores eventos gastronômicos do mundo para promover a diversidade cultural brasileira.

Para reforçar a divulgação dos destinos nacionais no mercado europeu, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participa, de 7 a 10 de outubro, da 14ª edição do congresso gastronômico mais emblemático da Espanha, o Gastronomika. Durante os quatro dias em que a cidade de San Sebastian se transforma na capital mundial da gastronomia, a Embratur promoverá ações onde a culinária verde amarela será a atração principal. “Assim como um reconhecido destino de Sol e Praia, o Brasil vem se consolidando como um destino rico por seus pratos, com diversidade de ingredientes e sabores. Isso com certeza pode ser transformado em um atrativo turístico”, explica o presidente da Embratur, Flávio Dino.

As ações de promoção dos paladares brasileiros têm início no dia 8 de outubro, com a realização de show-cookings no estande da Embratur. Três chefs – Mônica Rangel (restaurante Gosto com Gosto, de Visconde de Mauá - RJ), Alberto Landgraf (Epice – SP), e Rodrigo Oliveira (Mocotó – SP) apresentarão as delícias da culinária nacional aos convidados. Na mesma data, o crítico Josimar Melo traça, durante mesa debate, um panorama sobre a identidade gastronômica do Brasil. Encerrando o dia, o chef Alex Atala (D.O.M. – SP), a convite da organização do congresso, realiza aula-show com um passeio pela cozinha do país. Ao final, caipirinhas de priprioca, erva natural da Amazônia, serão servidas aos convidados.

Na terça-feira, 9, os participantes terão a oportunidade de degustar um almoço brasileiro com iguarias como moqueca de peixe e camarão, escondidinho de carne seca com purê de mandioca e baião de dois. De acordo com Dino, “quando participamos de um evento internacional, não somos mineiros, nem cariocas, nem paulistas, mas sim brasileiros com a intenção de mostrar o quanto é rica e diversa nossa cultura”, afirma.

Ações da Embratur na Gastronomika:
Show-cookings
08/10
Das 12h às 13h: Monica Rangel
Das 18h às 19h: Alberto Landgraf
09/10
Das 12h às 13h: Rodrigo Oliveira
Das 18h às 19h: Monica Rangel
10/10
Das 12h às 13h: Alberto Landgraf
Das 18h às 19h: Rodrigo Oliveira

Mesa debate: 08/10 das 17h30 às 19h
Almoço Brasileiro: 09/10

Gastronomika 2012
De 7 a 10 de outubro será realizada nova edição do San Sebastian Gastronomika - Euskadi Saboreie, tradicional ponto de encontro dos fenômenos culinários da Espanha e do mundo. Seguindo a estrutura de anos anteriores (alta, Off, Popular e Mercado) e tendo a França como país convidado, o evento mantém a ideologia das edições passadas, com rigoroso profissionalismo e apresentações inovadoras.

Assessoria de Comunicação- Embratur



Comentários