BRIDGESTONE INAUGURA CENTRO DE SERVIÇOS FINANCEIROS PARA ATENDER BRASIL E MAIS SETE EMPRESAS NA AMÉRICA LATINA



Costa Rica foi escolhida como local da operação

 A partir do primeiro dia de outubro, as operações financeiras da Bridgestone de oito países da América Latina (México, Costa Rica, Venezuela, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela) passaram a ser executadas a partir de Costa Rica, no Centro Financeiro de Serviços Compartilhados da empresa. Dessa forma, os escritórios da América Latina terão uma melhoria na qualidade e disponibilidade das informações e otimização dos investimentos em tecnologia, além da consultoria de análise de suas diferentes unidades de negócio. A Bridgestone investiu neste novo centro em torno de $2,5 milhões de dólares.

Para a Presidente da República, Laura Chinchilla Miranda, "esta decisão da Bridgestone é um voto de confiança na Costa Rica. Demostra que estamos fazendo as coisas direito, para fortalecer a nossa estabilidade econômica, melhorar a competitividade do país e preparar melhor o nosso povo. Tudo isso se traduz em mais empregos de qualidade para a nossa juventude".

A equipe do Centro Financeiro de Serviços Compartilhados será formada por 100 profissionais de finanças, liderados por Jaime Torres, que ocupa o cargo de Diretor desta nova unidade de negócios. "Desenvolver esta plataforma foi um desafio para todos que fizeram parte desse processo; ressalto que a qualidade do capital humano da Costa Rica, suas vantagens estratégicas como localização geográfica, infraestrutura e um governo democrático e comprometido com o progresso do país permitiram que apresentássemos este projeto com sucesso”, explicou Torres.

De acordo com Anabel González, Ministra do Comércio Exterior, a Bridgestone é um caso interessante de uma empresa multinacional que começou com uma operação de produção e, graças ao seu sucesso, também abriu um centro de serviços compartilhados de alto valor agregado.


Estratégias produtivas

“Para as operações da Bridgestone na América Latina, a abertura do Centro Financeiro de Serviços Compartilhados é motivo de alegria e orgulho, pois tem sido um processo de aprendizagem e união dos países latino-americanos. Como uma equipe, decidimos desenvolver esta plataforma para alinhar os serviços com as tendências globais e apoiar as estratégias de crescimento e de apoio, que nos tem caracterizado como empresa líder de mercado em pneu e derivados de borracha por muitos anos", diz Daniel Benvenuti, Presidente e Diretor Geral da Bridgestone México e América Latina.

Com a criação do Centro, a Bridgestone pretende padronizar e melhorar os serviços financeiros de suas operações. Ao centralizar as rotinas contábeis, espera-se obter um melhor aproveitamento dos recursos humanos nas áreas de finanças.

"A Bridgestone é a primeira empresa japonesa do setor de manufatura que se instalou na Costa Rica e sua experiência e prestígio é de grande valor na promoção que fazemos, especialmente em novos mercados como a Ásia", disse Gabriela Llobet, Diretora Geral da Coalizão Costa Rica.

SOBRE AS OPERAÇÕES DE BRIDGESTONE AMERICAS TIRE OPERATION

O Centro Financeiro de Serviços Compartilhados é parte da Bridgestone Americas Tire Operations (BATO), cujos escritórios estão em Nashville, Tennessee. A Bridgestone Americas Tire Operations (BATO) é uma subsidiária da Bridgestone Americas, Inc., cuja matriz, a Bridgestone Corporation, é líder em fabricação de pneu e derivados de borracha no mundo. Reportam a BATO as operações de pneus na América Latina, os negócios de pneus de consumido nos EUA e Canadá; pneus comerciais da União Europeia e Canadá; bem como a área de Pesquisas Bridgestone. A empresa irmã da BATO, a Bridgestone Retais Operations, LLC, opera a maior rede de prestadores de serviços automotivos do mundo. A BATO desenvolve, fabrica e comercializa as marcas Bridgestone, Firestone e as marcas associadas. O negócio se concentra nos mercados de varejo, atacado e equipamento original, fornecendo para esses mercados, pneus para passageiros, caminhão, veículo comercial, off-road, motos, caminhões agrícolas, entre outros, além dos serviços de recauchutagem nas Américas.


SOBRE A BRIDGESTONE BRASIL

Com sede em Tóquio (Japão), a Bridgestone é a maior fabricante mundial de pneus e detentora das marcas Bridgestone, Bandag, BTS e Firestone. É a primeira colocada do Ranking Global das Empresas Fabricantes de Pneus do jornal norte-americano Tire Business, com a marca de US$24.425 bilhões de vendas em pneus em 2010. Emprega mais de 139 mil funcionários no mundo e mantém operações em 25 países. No Brasil, produz pneus em suas fábricas de Santo André/SP e de Camaçari/BA, que atingem capacidade de produção de 42 mil pneus/dia. Saiba mais em www.bridgestone.com.br.

Comentários