Air China marca entrada do mercado asiático no Festuris




Companhia aérea participa de uma feira de turismo no Brasil pela primeira vez

A confirmação da Air China como expositora do 24º Festival do Turismo de Gramado (Festuris) confirma a entrada do mercado asiático para os negócios no evento, que a cada ano tem aumentado a presença internacional pelos corredores do Serra Park. A jovem companhia aérea, fundada em 1988 pelo governo chinês, é atualmente uma das maiores estatais do país, segundo a revista Forbes, e escolheu a feira gaúcha para ampliar sua atuação no segmento brasileiro.

“É a primeira vez que a Air China participa de uma feira de turismo no Brasil, e nós escolhemos o Festival do Turismo de Gramado para estrear. Sabemos da importância de participar de uma feira desse porte, da excelente oportunidade de nos promover, fazer e prospectar negócios. Além de nos aproximar de potenciais clientes, ainda nos permite fortalecer o relacionamento com os já existente”, diz Halline Soares Guimarães, do setor comercial da empresa no Brasil.

A China é hoje o terceiro país do mundo que mais gasta com o turismo no exterior – na faixa dos U$$ 55 bilhões. E com a presença dos chineses no Brasil ficaram constatadas algumas diferenças em relação ao turista ocidental. “O chinês não é um turista de sol e praia”. Ele gosta de conhecer a estrutura da natureza do país visitado e seu ecoturismo. Por isso, temos que nos preparar para oferecer o que eles gostam de ver”, confirma o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes.

A EMPRESA

No Brasil desde 2006, a Air China faz parte do ranking das maiores aéreas do mundo, além de ser integrante da Star Alliance. Atualmente, realiza dois voos semanais São Paulo – Madri – Pequim. Soma uma frota de 282 aviões – principalmente Boeing e Airbus – em 32 países, totalizando 243 rotas (sendo 69 internacionais) e seis mil voos semanais.

TURISMO

A relação Brasil e China cresce a cada dia. Acordos firmados, visitas de representantes e promoção de intercâmbios de todo tipo estreitam as relações entre os dois países. Segundo o Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, em 2009 mais de 28 mil chineses já tinham visitado o País. Já em 2010, o número chegou aos 38 mil.
Em 2010, o MTur credenciou 70 agências de viagem de turismo para atender grupos de turistas chineses. E em janeiro de 2012, o ministério promoveu chamada pública com os requisitos exigidos para selecionar novas agências que tenham interesse no segmento. Hoje, a China é a principal parceira comercial do Brasil, mas ainda há entraves. A abertura para produtos manufaturados vindos daquele país tem provocado queixas da indústria nacional. Além disso, exportações agrícolas e pecuárias encontram dificuldades, diante das barreiras impostas pelos asiáticos. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, defende a aproximação: “Estreitar os laços com a China é muito importante. O fluxo de asiáticos ainda é baixo, mas o turismo de negócios pode abrir oportunidades para outros tipos de turismo”.

O FESTURIS

Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, o Festival do Turismo de Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do setor. Recebeu em sua última edição aproximadamente 14 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul. O 24º Festuris se realiza de 22 a 25 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br.

FESTURIS ON-LINE

Twitter – @festurgramado


24º Festival do Turismo de Gramado - De 22 a 25 de novembro - Serra Park – Gramado

Salões: 10º Salão de Ecoturismo e Turismo Aventura / 9º Salão de Tecnologia para o Turismo / 8º Salão de Turismo Rural / 7º Salão de Turismo Saúde / 6º Salão de Turismo Esotérico, Místico e Religioso / 5º Salão de Turismo Cultural / 4º Salão GLS / 1º Salão da Acessibilidade para o Turismo / 1º Salão de Enoturismo.



Comentários