Companhia aérea participa de uma feira de turismo no
Brasil pela primeira vez
A confirmação da Air China como expositora do 24º Festival
do Turismo de Gramado (Festuris) confirma a entrada do mercado asiático para os
negócios no evento, que a cada ano tem aumentado a presença internacional pelos
corredores do Serra Park. A jovem companhia aérea, fundada em 1988 pelo governo
chinês, é atualmente uma das maiores estatais do país, segundo a revista
Forbes, e escolheu a feira gaúcha para ampliar sua atuação no segmento
brasileiro.
“É a primeira vez que a Air China participa de uma feira de
turismo no Brasil, e nós escolhemos o Festival do Turismo de Gramado para
estrear. Sabemos da importância de participar de uma feira desse porte, da
excelente oportunidade de nos promover, fazer e prospectar negócios. Além de
nos aproximar de potenciais clientes, ainda nos permite fortalecer o
relacionamento com os já existente”, diz Halline Soares Guimarães, do setor
comercial da empresa no Brasil.
A China é hoje o terceiro país do mundo que mais gasta com o
turismo no exterior – na faixa dos U$$ 55 bilhões. E com a presença dos
chineses no Brasil ficaram constatadas algumas diferenças em relação ao turista
ocidental. “O chinês não é um turista de sol e praia”.
Ele gosta de conhecer a estrutura da natureza do país visitado e seu
ecoturismo. Por isso, temos que nos preparar para oferecer o que eles gostam de
ver”, confirma o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério
do Turismo, José Francisco Lopes.
A EMPRESA
No Brasil desde 2006, a Air China faz parte do ranking das
maiores aéreas do mundo, além de ser integrante da Star Alliance. Atualmente,
realiza dois voos semanais São Paulo – Madri – Pequim. Soma uma frota de 282 aviões –
principalmente Boeing e Airbus – em 32 países, totalizando 243 rotas (sendo 69
internacionais) e seis mil voos semanais.
TURISMO
A relação Brasil e China cresce a cada dia. Acordos
firmados, visitas de representantes e promoção de intercâmbios de todo tipo
estreitam as relações entre os dois países. Segundo o Departamento de Estudos e
Pesquisas do Ministério do Turismo, em 2009 mais de 28 mil chineses já tinham
visitado o País. Já em 2010, o número chegou aos 38 mil.
Em 2010, o MTur credenciou 70 agências de viagem de turismo
para atender grupos de turistas chineses. E em janeiro de 2012, o ministério
promoveu chamada pública com os requisitos exigidos para selecionar novas
agências que tenham interesse no segmento. Hoje, a China é a principal parceira
comercial do Brasil, mas ainda há entraves. A abertura para produtos
manufaturados vindos daquele país tem provocado queixas da indústria nacional.
Além disso, exportações agrícolas e pecuárias encontram dificuldades, diante
das barreiras impostas pelos asiáticos. O ministro do Turismo, Gastão Vieira,
defende a aproximação: “Estreitar os laços com a China é muito importante. O
fluxo de asiáticos ainda é baixo, mas o turismo de negócios pode abrir
oportunidades para outros tipos de turismo”.
O
FESTURIS
Considerada a feira de negócios
de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos
mundiais, o Festival do Turismo de Gramado é voltado exclusivamente a
profissionais do setor. Recebeu em sua última edição aproximadamente 14 mil
profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul. O 24º
Festuris se realiza de 22 a 25 de novembro, no Serra Park, em Gramado.
Informações no www.festivalturismogramado.com.br.
FESTURIS ON-LINE
Twitter – @festurgramado
24º Festival do Turismo de Gramado - De 22 a 25 de
novembro - Serra Park – Gramado
Salões:
10º Salão de Ecoturismo e Turismo Aventura / 9º Salão de Tecnologia para o
Turismo / 8º Salão de Turismo Rural / 7º Salão de Turismo Saúde / 6º Salão de
Turismo Esotérico, Místico e Religioso / 5º Salão de Turismo Cultural / 4º
Salão GLS / 1º Salão da Acessibilidade para o Turismo / 1º Salão de Enoturismo.
Comentários