Abertas inscrições para o Prêmio Sebrae de Jornalismo



Serão distribuídos R$ 96,5 mil para vencedores de quatro categorias, três menções honrosas e melhor matéria sobre gestão em pequenos negócios

Com edição anual, o Prêmio Sebrae de Jornalismo abre as inscrições para a sua quinta edição. O prêmio reconhece trabalhos desenvolvidos para mídias tradicionais como revistas, jornais, sites e emissoras de rádio e TV de todo o país. Com a temática voltada para os pequenos negócios, o trabalho se consolidou ao longo dos últimos quatro anos com a inclusão da etapa estadual na premiação.

"Não temos dúvida de que a receptividade do Prêmio é positiva nas redações, pois as últimas edições mostraram que a imprensa regional tem força. O jornalismo local também pode chegar ao topo como vencedor nacional ao lado dos grandes veículos de imprensa do país", diz a gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae, Cândida Bittencourt.

O prêmio é um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae, com participação promocional da Revista Imprensa e apoio institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

"Esse é outro aspecto de destaque do Prêmio, pois temos como suporte duas entidades de reconhecimento da categoria, a Fenaj com um olhar para o mercado e a Intercom, com força na academia, entre os professores e estudantes de jornalismo", reforça Cândida Bittencourt.

O lançamento da quinta edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo no mesmo ano em que a instituição comemora 40 anos tem uma leitura muito importante, destaca Sinval de Itacarambi Leão, diretor da revista Imprensa. "O Sebrae, como maior incentivador da pequena e média empresa, já é em si uma pauta do jornalismo brasileiro. Ele é muito mais ainda quando leva a bandeira do empreendedorismo empresarial a todo cidadão. O envolvimento do noticiário com o consumidor de mídia dá qualidade às proposições e atividade-fim do Sebrae. Essa dimensão de qualidade fica evidente quando as redações são estimuladas por um prêmio de excelência em imprensa, como o Sebrae conquistou nas quatro edições anteriores", afirma.

Inscrições

Para ter acesso a todas as informações do Prêmio, basta acessar www.premiosebraedejornalismo.com.br .

As inscrições vão até o dia 21 de janeiro de 2013. Poderão ser inscritas reportagens publicadas no período de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2012, com pautas ligadas aos seguintes temas: empreendedorismo, cooperação, competitividade, inovação, inclusão produtiva, sustentabilidade, políticas públicas e gestão empreendedora nos pequenos negócios.

A novidade para este ano está na categoria Prêmio Especial do Juri, que terá como pauta a Gestão Empreendedora nos Pequenos Negócios. "Esse é o assunto da vez. Com isso, iremos premiar matérias que mostrem que os pequenos negócios também são exemplos de boa administração", esclarece a gerente Cândida Bittencourt.

O Prêmio Sebrae de Jornalismo teve 1.143 inscritos em sua última edição. A expectativa é que os números cresçam devido à importância da iniciativa para o jornalismo brasileiro. O valor da premiação é outro atrativo – serão distribuídos R$ 96,5 mil reais em prêmios, distribuídos em nove categorias que são:

• PRÊMIO SEBRAE DE JORNALISMO IMPRESSO – R$ 12.500,00
• PRÊMIO SEBRAE DE RADIOJORNALISMO – R$ 12.500,00
• PRÊMIO SEBRAE DE TELEJORNALISMO – R$ 12.500,00
• PRÊMIO SEBRAE DE WEBJORNALISMO – R$ 12.500,00

Também serão concedidas as premiações especiais abaixo:

• GRANDE PRÊMIO SEBRAE DE JORNALISMO – R$ 25.000,00
À melhor matéria inscrita em qualquer uma das categorias;
• PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI SEBRAE – R$ 12.500,00
À melhor matéria inscrita sobre a pauta Gestão Empreendedora nos Pequenos Negócios;
• MENÇÃO HONROSA FOTOJORNALISMO – R$ 3.000,00
Ao trabalho de melhor imagem em jornalismo impresso ou webjornalismo;
• MENÇÃO HONROSA REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO – R$ 3.000,00
Ao trabalho de melhor imagem como reportagem cinematográfica;
• MENÇÃO HONROSA DE MÍDIAS SOCIAIS – R$ 3.000,00
À melhor cobertura jornalística feita em blogs e/ou redes sociais.


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