Wines of Brasil conclui roteiro de degustações pelos Estados Unidos




Cinco grandes cidades – Miami, Washington, Nova Iorque  São Francisco e Chicago – receberam degustações temáticas conduzidas pelo Master Sommelier Evan Goldstein, mostrando a história e as novidades dos vinhos brasileiros. 

Os vinhos brasileiros realizaram uma turnê de nove dias por cinco grandes cidades dos Estados Unidos. Em cada uma delas – Miami (dia 11 de setembro), Washington (12), Nova Iorque (13), São Francisco (18) e Chicago (19) – foram realizadas degustações temáticas conduzidas pelo Master Sommelier Evan Goldstein, mostrando a história e as novidades dos rótulos nacionais. A promoção foi do projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin e pela Apex-Brasil. Os eventos puderam ser acompanhados pelas redes sociais, onde ocorreu a cobertura online da viagem e ações especiais voltadas ao mercado norte-americano.

As degustações receberam especialistas e profissionais do setor, pessoas que depois multiplicarão esses conhecimentos com seus públicos. “A resposta foi excelente. Os participantes estão atentos ao fato de que o Brasil e seus produtos são assunto em evidência neste momento, e que esse fenômeno vai crescer ainda mais com a proximidade de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016”, afirmou Maurício Roloff, do Wines of Brasil. Além disso, a qualidade dos vinhos surpreendeu os convidados dos eventos, muitos dos quais 
provaram pela primeira vez os rótulos brasileiros.
Ao todo, 13 produtos foram expostos ao mercado norte-americano nesta viagem: Casa Perini Prosecco, Casa Valduga 130 Brut, Cave Geisse Terroir Brut Rosé 2008, Aurora Carnaval Moscato, Lidio Carraro Dádivas Chardonnay 2012, Pizzato Reserva Egiodola 2007, Lidio Carraro Elos Touriga Nacional/Tannat 2008, Casa Valduga Gran Raízes 2009, Miolo Terroir Merlot 2009, Don Guerino Gran Reserva Ancelotta 2007, Salton Talento 2006, Pizzato Reserva Alicante Bouschet 2005 e Miolo Quinta do Seival Castas Portuguesas 2008. Eles representam bem a diversidade de estilos da vinicultura brasileira, com destaque para os espumantes e os tintos feitos de variedades menos tradicionais (ou exóticas, como Ancelotta, Alicante Bouschet e Egiodola). “Estes encontros acabam se tornando um primeiro passo rumo à conclusão de negócios, pois muitos dos participantes se mostraram interessados em adotar os produtos degustados em suas lojas, hotéis e restaurantes”, destaca Roloff.

Os consumidores finais não ficaram de fora desse roteiro, participando ativamente via redes sociais. A viagem coincidiu com duas ativações que o projeto Wines of Brasil promoveu na internet. A primeira foi feita sob medida para as degustações. Chamada de “2012 North American Tour”, a ação perguntou aos usuários da página do Wines of Brasil no Facebook (facebook.com/brazilianwines) quais pontos turísticos das cidades visitadas deveriam passar por uma “brasilização”. A partir das respostas, foram feitas divertidas montagens fotográficas que colocam os rótulos brasileiros em alguns dos mais conhecidos cartões-postais dos Estados Unidos 
[foto em anexo, na Casa Branca]. Além disso, os participantes das degustações foram estimulados a compartilhar suas impressões sobre os vinhos na mesma página da web. Os que aceitaram o desafio foram premiados com camisetas verde-amarelas [foto em anexo] feitas especialmente para a série de encontros.

A segunda iniciativa de web executada pelo Wines of Brasil começou ainda em agosto. Em parceria com o site Snooth.com, maior rede social norte-americana dedicada ao mundo do vinho, foi elaborado um quiz sobre a vitivinicultura nacional. O jogo faz parte da seção Wine Rack, uma das mais acessadas do Snooth.com. Aqueles que respondem as perguntas corretamente são premiados com uma medalha que atesta o conhecimento do usuário. No dia 11 de outubro, 30 usuários que conquistaram suas medalhas terão a chance de participar de uma degustação exclusiva de vinhos brasileiros em Nova York, conduzida por Gregory Dal Piaz, editor-chefe do Snooth.com.

Lista dos produtos degustados nos EUA
- Casa Perini Prosecco
- Casa Valduga 130 Brut
- Cave Geisse Terroir Brut Rosé safra 2008
- Aurora Carnaval Moscato
- Lidio Carraro DáDivas Chardonnay safra 2012
- Pizzato Reserva Egiodola safra 2007
- Lidio Carraro Elos Touriga Nacional/Tannat safra 2008
- Casa Valduga Gran Raízes safra 2009
- Miolo Terroir Merlot safra 2009
- Don Guerino Gran Reserva Ancelotta safra 2007
- Salton Talento safra 2006
- Pizzato Reserva Alicante Bouschet safra 2005
- Miolo Quinta do Seival Castas Portuguesas safra 2008

Link do Quiz: SNOOTH.COMhttp://www.snooth.com/articles/the-wines-of-brazil-overview/  

Crédito da foto: Divulgação
Legenda: Master Sommelier Evan Goldstein conduzindo degustação sobre os vinhos brasileiros nos EUA

Comentários