SESI E PARCEIROS PROMOVEM ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA REDE HOTELEIRA




O estímulo à alimentação saudável é uma tendência em todo o mundo. Com o objetivo de tornar esta prática presente também na rede hoteleira, o Conselho Nacional do SESI, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), lançará nos dias 18 e 20 de setembro, em Belém (PA) e Salvador (BA), respectivamente, o projeto Sustentabilidade à Mesa. Durante o evento, os empresários da rede hoteleira conhecerão a iniciativa e serão convidados a inscreverem auxiliares e chefes de cozinha de seus estabelecimentos no curso de educação alimentar do programa Cozinha Brasil.
Criado pelo SESI, em 2008, o programa ensina a população a preparar alimentos nutritivos e saborosos, utilizando integralmente as partes de hortaliças e frutas que convencionalmente são descartadas, como folhas, sementes e cascas. Os cursos que já atenderam quase 1 milhão de pessoas em todo Brasil são gratuitos para trabalhadores e comunidade.
O projeto Sustentabilidade à Mesa é fruto de um acordo de cooperação assinado em abril deste ano entre o Conselho Nacional do SESI, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A capacitação dos trabalhadores da rede hoteleira deverá ser feita em todas as capitais e em algumas cidades do interior com duração de dois dias e meio.
Durante o lançamento em Belém e Salvador, também será apresentado aos donos de hotéis o ViraVida, projeto do SESI que capacita profissionalmente jovens que sofreram exploração sexual. Os hotéis são potenciais empregadores e o SESI quer estimular a empregabilidade dos alunos justamente no setor que acompanha de perto o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes. "Queremos sensibilizar os hoteleiros para que eles participem desse trabalho de inclusão social, contratando os jovens atendidos pelo ViraVida, e nos apoiando na luta contra o Turismo Sexual", afirmou o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli.
Outra ação que será realizada durante os dois lançamentos é a apresentação da Rede Brasil Rural ao setor hoteleiro. Essa rede é uma plataforma do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) utilizada gratuitamente pelos produtores da agricultura familiar possibilitando a venda direta aos hotéis de seus produtos, como sucos, doces ou produtos in natura. A ideia é que os potenciais compradores, geralmente gestores da área hoteleira, acessem a plataforma, que facilita a compra de produtos da própria região onde os hotéis estão localizados, reduzindo custos com transporte, atravessadores e favorecendo o desenvolvimento local.
O coordenador da Rede Brasil Rural do MDA, Marco Antonio Viana, explica que a proposta do ministério é colocar o setor hoteleiro em contato direto com os fornecedores da agricultura familiar, que são representados na parceria por suas cooperativas. “Esse trâmite de comunicação vai facilitar a venda dos produtos para as empresas do ramo de hospedagem, um nicho de mercado que ainda não existe. Ou seja, aquecemos os negócios da agricultura familiar e do outro lado, os hotéis poderão fornecer aos hóspedes os produtos diferenciados e oriundos do trabalho das famílias do campo”, detalha Viana.
Segundo o presidente da ABIH, Enrico Fermi, o Sustentabilidade à Mesa traz várias vantagens para os parceiros envolvidos e para os hóspedes.“São muitos os benefícios, a começar pelas vantagens que serão oferecidas aos hóspedes. O Cozinha Brasil, por exemplo, vai evitar o desperdício de alimentos, o que pode reduzir o custo da alimentação para o consumidor final”, afirma Fermi.
Ele também acrescenta que os clientes cada vez mais valorizam o tema sustentabilidade e que a agricultura familiar tem esse viés. “A população tem muita simpatia pela questão ambiental e acredito que vão aderir facilmente. Além disso, a agricultura familiar dispõe de muitos produtos diversificados, o que chama atenção dos hóspedes, principalmente do público internacional”, concluiu.
Ações integradas de sustentabilidade - O presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, acredita que o setor hoteleiro pode colaborar bastante com a realização de ações sustentáveis relacionadas aos seus serviços. “O estímulo à promoção da alimentação adequada nos hotéis, a contratação por esses estabelecimentos de jovens em situação de vulnerabilidade social e a aquisição de produtos da agricultura familiar formam um conjunto de ações sustentáveis que contribuem para o desenvolvimento humano e ambiental em nosso país”.
Todos os estados brasileiros serão contemplados pela parceria. Fortaleza será a terceira cidade a receber o projeto, que terá lançamento em 9 de outubro.

SERVIÇO
Lançamento do Programa Sustentabilidade à Mesa
Belém: dia 18/09, na sede da Federação da Indústria do Pará (FIEPA)
Salvador: dia 20/09, no Hotel InterCity
Horário: a partir das 16h, em ambas localidades


Comentários