Sebrae/RS realiza 17ª edição da Feira do Empreendedor



Entre 27 e 30 de setembro os gaúchos encontrarão oportunidades e ideias de negócios no Centro de Exposições da Fiergs

 Um universo de oportunidades e de novas ideias, onde negócios podem ser criados ou reinventados. Na 17ª edição da Feira do Empreendedor realizada no Rio Grande do Sul, empreendedores e futuros empresários terão acesso a 110 capacitações, entre palestras, oficinas, seminários, talk show, debates, encontros empresariais e bate papo. Serão mais de 2.600 lugares a cada dia disponíveis para os visitantes. Os expositores totalizarão 86 empresas com foco em Vendas Diretas, Negócios Digitais, Franquias, Máquinas e Equipamentos e Oportunidades e Representações Comerciais. A Feira do Empreendedor ocorre entre os dias 27 a 30 de setembro, no Centro de Exposições da Fiergs, das 14h às 21h. A entrada é um 1 quilo de alimento não perecível.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, ressalta que a Feira do Empreendedor tem o objetivo de fomentar a criação de um ambiente favorável à geração de oportunidades de negócio, isto é, estimular o surgimento, a ampliação e a diversificação de empreendimentos sustentáveis, além de difundir o empreendedorismo como um estilo de vida. Conforme Koch, "os números têm mostrado que a motivação para abrir o próprio negócio está no DNA do brasileiro". De acordo com pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2011, a taxa de empreendedorismo por oportunidade é maior. “Para cada negócio aberto por necessidade, por motivo de desemprego, por exemplo, 2,24 começam pela identificação de uma oportunidade”, coloca o presidente.

 A expectativa é a de receber, nos quatro dias de feira, 25 mil visitantes presenciais e 29 mil virtuais.

Fórum de Empreendedorismo
A 3ª edição do Fórum de Empreendedorismo trará para o debate dois grandes temas: o Ecossistema Empreendedor e as Tendências do Mundo Digital. As palestras e os debates serão realizados entre os dias 28 e 29 de setembro.

Programação:
Dia 28 de setembro – Ecossistema Empreendedor
15h: abertura oficial pela diretoria do Sebrae/RS
15h30min: Talk Show: Ecossistema Empreendedor
Participantes: Fernando Gouveia (Plug and Play Tech Center), Yuri Gitahy (Aceleradora), João Otero (fundador da Startup Spotwish), Guilherme Masseroni (Associação Brasileira de Startups – seção RS), Sandra Schmidt Schafer (Tecnosinos), Roberto Moschetta (Tecnopuc), Ghissia Hauser (Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS). Mediador: Diego Remos (jornalista e editor do site Startupi).
17h: Palestra Inspirar para Empreender com Claudio Bessa da IBM
18h15min: Palestra Empreendedorismo Criativo – Felipe Anghinoni e Tiago Mattos, diretores da Escola Perestróika.

Dia 29 de setembro – Tendências do Mundo Digital
14h45min: Palestra Redes Sociais: Estratégias e Mensuração – Martha Gabriel
16h: Palestra Comércio Eletrônico – Vivianne Vilela (Portal E-Commerce Brasil)
17h15min: Palestra Mobilidade nas Empresas: sonho ou realidade – Gabriel Brigidi (Zenvia)
18h30min: Entenda os passos necessários para criar um negócio de sucesso na Internet – Rodrigo Vale (Google)

Outras atrações da Feira
Seminário de Educação Empreendedora: dia 27. Palestrantes: Mário Sérgio Cortella (filósofo e professor) e Oona Castro (consultora da Wikimedia Foundation no Brasil)

Espaço Inovação e Tecnologia: palestras sobre Starpups e MPEs expositoras

Espaço Conecte Seu Negócio: MPE poderão fazer seu site gratuitamente em parceria com Google e Yola – parceria Nacional

Loja Conceito: visita guiada aos espaços para explorar assuntos como gestão, exposição de produtos, marketing, etc.

Espaço de Atendimento: Sebrae e Parceiros como OAB, Smic, SMS, Sefaz, INSS, CRC, Marpa, Inpi, Sesampi, Caixa Econômica Federal, Banrisul, Sicredi, Badesul

Espaço expositores: 86 empresas com foco nos setores digital, franquias, venda direta, máquinas e equipamentos e representações comerciais.

Espaço de Sustentabilidade no Agronegócio: Apresentação de conceitos e técnicas produtivas que podem ser utilizadas pelas micro e pequenas empresas de forma a sintonizá-los com os conceitos modernos de desenvolvimento sustentável.

Espaço Sebrae 2014: Realização de dinâmicas (teatro) com o objetivo sensibilizar e motivar os empresários e empreendedores para as oportunidades da Copa do Mundo. Outra atividade é o Jogo da Copa, que apresenta as oportunidades mapeadas através da FGV.

Espaço Onde Boas Ideias Viram Ótimos Negócios: 20 Vinte Ideias de Oportunidades Negócios Sustentáveis desenvolvidas pelo Sebrae/NA e lançadas na Rio + 20

Palestras: 50 palestras em parceria com Fadergs, PUC e ADVB

Oficinas Práticas em parceria com Senai e Senac

Bate Papo Empreendedor: dia 29 de setembro - um Talk Show com quatro empreendedores: Rodrigo Krug - Cliever Tecnologia, Tiago Totti – Develop IT, Guilherme Braga – Egalitê e Juliano Seabra – Endeavor Brasil, para estudantes que participam do Programa Emprega – Unipoa

95 missões, 3.500 empresários

Espaço de Artesanato - participarão deste espaço os grupos Lã Pura, Canoa, Bichos do Mar de Dentro, Redeiras, Artesanato Missões, Abelhas Arteiras, Santo Antônio.

Abertura oficial
A abertura oficial da Feira do Empreendedor, dia 27 de setembro, às 19h30min, contará com a palestra da brasileira Bel Pesce. Com 24 anos já trabalhou em empresas como Microsoft e Google, e hoje tem sua própria startup no Vale do Silício. Uma vencedora que decidiu contar a sua história na web. Em apenas um mês Bel alcançou a marca de 500 mil downloads de seu livro sobre empreendedorismo no meio digital. Em agosto lançou a versão impressa da obra: A Menina do Vale, que já entrou na lista dos mais vendidos.

Comentários