Roteiro Caminhos do Brejal recebe Talentos do Brasil Rural



Esse foi o décimo destino a receber o projeto do Ministério do Turismo

 A cidade de Petrópolis (RJ) recebeu na última semana a 10ª edição do workshop do projeto Talentos do Brasil Rural. O objetivo foi apresentar as potencialidades e deficiências do roteiro Caminhos do Brejal e construir um plano de ação para desenvolver a oferta turística local.

O diagnóstico apresentado durante o evento é resultado da visita in loco realizada por uma equipe técnica do MTur, em agosto deste ano, que levantou os pontos positivos e as fragilidades da região. Ele teve como base, também, as necessidades observadas pelos atores locais envolvidos com a atividade turística.

“A partir desse levantamento, foi construído um plano de ação para potencializar e diversificar a oferta turística da região”, explicou Ângela Inazaki, da Coordenação de Segmentação do MTur. Essas ações estão relacionadas à infraestrutura, serviços, atrativos, promoção e comercialização do circuito. Algumas delas estão previstas para serem executadas ainda em setembro.

“Ficamos bastante animados com os resultados apresentados. Saímos do workshop com mais vontade de trabalhar para melhorar o nosso roteiro”, afirmou Relindes Fonseca, presidente da Associação Sócio Educativa e de Turismo Eco-Rural do Circuito Caminhos do Brejal e integrante do grupo gestor formado para acompanhar a execução do plano de ação.

O trabalho do MTur para potencializar os roteiros turísticos brasileiros é importante para consolidar novos destinos e melhorar a competitividade entre eles, principalmente por conta da proximidade dos megaeventos esportivos. “Temos um futuro muito promissor. Para isso, o  MTur está sempre acompanhando, dando apoio e cobrando resultados”, disse Fonseca.

Projeto

O Talentos do Brasil Rural é uma parceria dos ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Agrário com o Sebrae, e conta ainda com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e da Agência de Cooperação Alemã GIZ.

A ação tem como objetivo inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor à oferta turística brasileira.

Antes do roteiro Caminhos do Brejal, o projeto passou pelos Circuitos Rural e Ecológico do Vale do Rio Preto, Serras de Minas, Caminhos Rurais da Mata Atlântica e Serras Rurais do Sul de Minas, em Minas Gerais; Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra e Agroturismo, no Rio Grande do Sul; Trilha do Visgueiro, em Alagoas; e Caminhos da Roça, em São Paulo.

Assessoria de Comunicação- Ministério do Turismo


Comentários