Rota do Café participa da 9ª edição da FEIRATUR



A Rota do Café participa da 9ª edição da FEIRATUR – Turismo Rural – Casa & Campo. O evento acontece entre os dias 20 e 23 de setembro, no Parque da Água Branca, em São Paulo. Entre as atrações estão ciclo de palestras, além de apresentações e shows.
Resgatar a cultura e a história de uma das regiões produtoras de café mais importantes do mundo: o norte do Paraná. Essa é a proposta da Rota do Café, projeto de turismo que proporciona uma viagem incrível por meio de visitas às fazendas históricas e produtivas, espaços de lazer e cultura, santuários ecológicos, pousadas, restaurantes e a diversos locais que revelam a história e os aromas do café na região e no Brasil.
Mais de 30 empreendimentos de 15 municípios fazem parte da Rota do Café.  Um dos diferenciais do roteiro são as experiências oferecidas aos turistas. A região de terra roxa nasceu e cresceu graças à cultura cafeeira. A extensa floresta inexplorada se transformou em cafezal, em meados dos anos 1940, gerando riqueza para o Paraná.
A produção em grande escala do grão tornou o Estado próspero e urbanizado e atraiu migrantes paulistas e mineiros, além de imigrantes da Europa e da Ásia. Nos anos 1970, a região era a maior produtora de café do Brasil e o ciclo da cafeicultura pode ser comparado ao ciclo da cana de açúcar, no Brasil Colonial.
Depois de passar por fases como diagnóstico, definição de produtos turísticos, sensibilização dos envolvidos, roteiro experimental, qualificação dos serviços turísticos, precificação, a Rota do Café se lançou como produto turístico em novembro de  2009, consolidando-se como o principal roteiro brasileiro ligado ao tema café.
"Temos atrações que permitem que os turistas passem até uma semana na região norte do Paraná. Estamos divulgando a Rota do Café nas principais feiras e eventos de turismo para que as pessoas conheçam e visitem nossa região", destaca Sérgio Garcia Ozorio, consultor do Sebrae/PR em Londrina e gestor do Projeto Rota do Café. Informações sobre o roteiro podem ser encontradas no site www.rotadocafe.tur.br.
Os visitantes da FEIRATUR poderão conhecer também as mais diferentes faces do turismo rural no Brasil com a exposição de Estados e cidades no Salão dos Destinos Rurais. Destaque ainda para o Seminário Nacional de Turismo Rural e os setores Salão Kids e Expocavalos.
A FEIRATUR é realizada pelo Instituto Brasileiro de Turismo Regional (IBTR).
Serviço
9ª FEIRATUR – Turismo Rural – Casa & Campo
Onde: Parque da Água Branca
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455 - São Paulo (SP)
Quando: de 20 até 23 de setembro
Horário: dias 20, 21 e 23 das 09h00 às 18h00 e dia 22 das 09h00 às 19h00
Inscrições Gratuitas pelo site:

Comentários