Rio Grande do Norte tem 3 candidatos ao Prêmio Betinho 2012 - Atitude Cidadã



Está aberto o período de votação, pela internet, ao Prêmio Betinho 2012 - Atitude Cidadã (www.coepbrasil.org.br/premiobetinho). Com 72 indicados em 17 estados e 24 municípios brasileiros, o Rio Grande do Norte está representado por três concorrentes de Natal: Damião Santos, José de Arimatéia Silva e Kleber Santiago.

Os candidatos ao prêmio são indicados por integrantes da Rede COEP, escolhidos pelas ações sociais que desenvolvem diretamente ou por meio de instituições parceiras nos 26 estados e Distrito Federal.

Lançado pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP Nacional) com o objetivo de valorizar pessoas que se mobilizam, em todo o Brasil, para melhorar as condições de vida de comunidades em situação de vulnerabilidade, o Prêmio, promovido desde 2008, é também uma homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, um dos fundadores do COEP.

"A motivação para ajudar a transformar a realidade social brasileira é um traço marcante da atuação do COEP, desde sua criação pelo Betinho, em 1993. O Prêmio é uma forma de disseminar esse espírito e dar visibilidade a pessoas comprometidas com a promoção de melhorias na qualidade de vida de sua região", explica André Spitz, presidente do COEP Nacional.

"A divulgação nacional de ações regionais na área social, que muitas vezes ficariam conhecidas somente em suas cidades, estimula o surgimento de iniciativas semelhantes, mobilizando outras pessoas para encontrarem sua forma de participação social", explica Amélia Medeiros, secretária executiva adjunta do COEP Nacional e coordenadora da premiação.


Sobre os candidatos do Rio Grande do Norte

Damião José dos Santos é líder comunitário, monitor do telecentro da cidade, coordenador da Filarmônica Ecos da Terra (banda de música instrumental), líder da Pastoral da Criança local e representante da juventude na comunidade. Com seu trabalho, contribuiu para alfabetização de jovens e adultos da comunidade e para formação musical de crianças e adolescentes, com ensino de flauta doce.


José de Arimatéia Silva dedica-se à melhoria da qualidade de vida de sua comunidade. Dentre os projetos desenvolvidos, destacam-se a implantação da unidade de beneficiamento da castanha de caju e o telecentro digital comunitário, uma parceria com o COEP RN. Além disso, participa de fóruns de discussão de agricultura familiar e economia solidária, territorial, municipal e estadual.Com sua atuação, contribui para geração de trabalho e renda na comunidade; e para inclusão digital dos moradores da região. Suas ações também vêm estimulando e fortalecendo a participação coletiva nas discussões políticas e sociais de interesse da comunidade.

Kleber Santiago atua em comunidades de baixa renda, em Natal, realizando campanhas para arrecadação e distribuição de alimentos. As doações, que acontecem ao longo do ano em datas comemorativas, Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal, dentre outras, beneficiam cerca de 800 famílias em diferentes regiões da cidade. Para o sucesso da iniciativa, Kleber mobiliza a sociedade civil na busca de meios para melhorar as condições de vida dos moradores da região que tem baixo Índice de Desenvolvimento Humano.


Participe - A votação é aberta a todos. Acontece de 9 de agosto a 18 de novembro de 2012, pelo site do Prêmio, www.coepbrasil.org.br/premiobetinho

Comentários