PRESIDENTE DA ABIH NACIONAL, FERMI TORQUATO PARTICIPA EM SALVADOR DO LANÇAMENTO DO PROJETO DE INCENTIVO À SUSTENTABILIDADE NA HOTELARIA


O presidente da ABIH nacional, o potiguar  Enrico Fermi Torquato e o presidente da ABIH-BA-José Manoel Garrido.
Cozinha Brasil, Rede Brasil Rural e Vira Vida são as três frentes de atuação do Sustentabilidade à Mesa

Na tarde desta quinta, 20, a ABIH-BA, o Sesi e o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) reuniram convidados no hotel Intercity Salvador para apresentar o Sustentabilidade à Mesa. Trata-se de um grande projeto voltado para o setor hoteleiro, que representa a união de três programas capitaneados pelas entidades envolvidas: o Rede Brasil Rural, que aproxima a agricultura familiar dos compradores hoteleiros; o Cozinha Brasil, que incentiva a alimentação saudável com mínimo desperdício e baixo custo; e o Vira Vida, projeto educativo voltado para os jovens em situação de vulnerabilidade social.

“A hotelaria é um nicho de mercado muito importante para os agricultores. Na cadeia de intermediação, o pequeno produtor fica somente com 15% do lucro, queremos ampliar essa margem propiciando a negociação direta com os hotéis”, considerou Wilson Dias, superintendente de Agricultura Familiar da Bahia. Compartilhando da mesma opinião, o presidente da ABIH-BA, José Manoel Garrido, ressaltou que a Bahia ocupa o primeiro lugar do Brasil na produção agrícola familiar. “Temos 87% da área de plantio do estado ocupada pelos produtores familiares, temos que valorizar esse potencial”, disse Garrido.

Grande apoiador da iniciativa, o presidente da Abih nacional , Fermi Torquato, reforçou o compromisso que os hoteleiros estão assumindo com os parceiros. “O Cozinha Brasil é fundamental para minimizar o desperdício de comida num país onde tanta gente ainda passa fome. A Rede Brasil Rural representa a oportunidade de quebrar a barreira do intermediário, pois ao mesmo tempo em que queremos lucrar com os nossos hotéis, também queremos ampliar o ganho do homem do campo. Também incentivaremos os nossos hotéis a absolver os jovens treinados pelo Vira Vida”, resumiu Fermi.

O presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, apresentou o Cozinha Brasil e o Vira Vida. “Formaremos em Salvador a primeira turma de jovens capacitados em Turismo. Peço o apoio dos empresários para cumprir o desafio de inserir esses jovens no mercado de trabalho”, disse ele sobre o projeto criado em 2008 que envolve capacitação profissional e atendimento social e psicológico.

OFICINA GRATUITA DO COZINHA BRASIL
A unidade móvel do Cozinha Brasil promoverá uma oficina exclusiva aos chefs de cozinha, cozinheiros e nutricionistas dos meios de hospedagem e restaurantes de Salvador nos dias 25 e 26 de setembro, das 13h às 17h, no Matiz Salvador. Nesses dois dias, os profissionais aprenderão receitas de baixo custo e alto valor nutricional que ainda reduzem o desperdício na cozinha. As inscrições são gratuitas e a reserva de vagas pode ser feita diretamente com a ABIH-BA através do emailsecretaria@abihbahia.org.br

Após apresentação do Food Hospitality World (feira de fornecedores de hotéis e da alimentação a ser realizada em São Paulo, em março de 2013), os convidados degustaram um coquetel com quitutes criados pelo programa Cozinha Brasil, como bolo de casca de banana e quiche de abóbora, e visitaram estandes de cooperativas da agricultura familiar baiana.

Comentários