PÖYRY CRIA CENTROS DE ENGENHARIA PARA COMPARTILHAR RECURSOS ENTRE EM DIFERENTES PAÍSES




Estratégia permitirá intercâmbio de projetos e mais agilidade para responder a oscilações de demanda

Com o intuito de melhor atender a demanda por engenharia de detalhamento para grandes projetos, empregando os profissionais mais adequados para o trabalho independentemente de sua base geográfica, a Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, decidiu implantar, como parte de sua estratégia de negócios, Centros de Engenharia em diversas localidades do mundo. Até o momento, três complexos atuam como provedores globais de serviços de engenharia de detalhamento: Polônia, China e Tailândia.

O objetivo principal da instalação destes centros é atender de forma competitiva a demanda por grandes projetos de engenharia de detalhamento e ter flexibilidade para absorver oscilações, aumentando assim a capacidade de resposta da  empresa em diferentes locais do mundo.

Para o Brasil, os principais benefícios serão a capacidade de combinar o profundo conhecimento dos requisitos e necessidades locais com o acesso mais amplo a mão de obra qualificada com custos competitivos, assim como a possibilidade de acompanhar de forma mais próxima o trabalho de fornecedores de equipamentos e materiais situados no leste europeu e na Ásia, em particular na China, responsável por parcela crescente dos equipamentos e materiais empregados em grandes investimentos industriais no Brasil.

De acordo com o plano estabelecido pela empresa, o Brasil poderá utilizar esses centros para fazer intercâmbio de engenharia de detalhamento de projetos que estejam acontecendo no País. O intercâmbio com a Polônia começou no ano passado e alguns profissionais daquele país já realizaram estágios com equipes de profissionais brasileiros para a familiarização com requisitos locais.

“Até o momento, o intercâmbio com o Brasil ocorreu na disciplina de mecânica, com maior ênfase na atividade de criação de modelos 3-D, mas este ano a previsão é ampliar o compartilhamento de recursos para as disciplinas de automação, elétrica e tubulação”, conta Marco Giusti, diretor de Engenharia e Operações da Pöyry.

A companhia já atuou desta forma para projetos liderados por escritórios da Europa e da Ásia e prevê que ainda este ano consiga fazer a transferência completa da engenharia de detalhamento de um projeto liderado pelo escritório do Brasil no setor de papel e celulose. Em médio prazo, a Pöyry acredita ser possível integrar completamente a engenharia do Brasil aos demais centros de engenharia do Grupo, o que permitirá que sua atuação seja como usuário ou provedor de recursos de engenharia para grandes projetos.


Sobre a Pöyry

A Pöyry é uma empresa global de consultoria e engenharia, dedicada a um modelo de sustentabilidade equilibrada - balanced sustainability – e gestão responsável. Com atuação focada em qualidade e integridade, oferece aos clientes serviços de excelência em consultoria, soluções completas, design e supervisão. A ampla experiência da empresa abrange os segmentos de energia, indústria, urbanismo e transporte, água e meio ambiente. A Pöyry conta com a experiência de 7.000 especialistas e uma rede de escritórios locais em cerca de 50 países.

Empresa de capital aberto, com ações na Bolsa de Helsinque, a Pöyry vem registrando crescimento médio de 12% ao ano nos últimos 10 anos. Em 2011, obteve faturamento de 680 milhões de euros.

No Brasil, a Pöyry iniciou atividades em 1974, tendo criado a sua subsidiária brasileira em 1999. Com uma posição de liderança na área de engenharia, a Pöyry aumentou o seu escopo de atuação no ciclo de vida completo do investimento, ingressando ainda mais nas áreas de consultoria e gerenciamento de projetos, além dos serviços de engenharia de fábrica. Atualmente, a Pöyry conta com mais de 700 colaboradores no País e atende mais de 50 diferentes clientes de diversos setores.


Comentários