NO PARATY ECOFASHION, A CASA SESC ABRE AS PORTAS PARA A EXPOSIÇÃO RAÍZES DE PARATY




Um dos pontos altos dessa segunda edição do Paraty EcoFashion, a mostra RAÍZES DE PARATY será aberta em clima de festa e tradição na sexta-feira, 14 de setembro, às 20h30, na Casa SESC, localizada em endereço privilegiado na cidade – de frente para o mar e para a Igreja de Santa Rita, um dos cartões de visita de Paraty. O gramado diante da fachada do casarão servirá de palco natural para receber, na noite da inauguração, apresentações de Ciranda e do músico e compositor paratiense Luis Perequê.

Integrada à paisagem e aos princípios básicos do evento nos quesitos tradição, cultura e sustentabilidade, a exposição RAÍZES DE PARATY promete emocionar e sensibilizar os visitantes. Com curadoria e montagem a cargo de dois moradores ilustres da cidade, os artistas plásticos Lúcio Cruz e Patrícia Gibrail, vai mostrar, entre outras preciosidades da cultura local, os resultados do trabalho artístico e artesanal desenvolvido ao longo do ano pelas equipes de capacitação do Paraty EcoFashion.
 
Nas palavras de Bernadete Passos, idealizadora do evento e diretora do Instituto Colibri, “a exposição apresentará os frutos das capacitações que envolveram as comunidades tradicionais de Paraty por meio de oficinas e vivências. RAÍZES DE PARATY concretiza os  objetivos de inclusão, com foco na valorização dos saberes e fazeres da cultura popular. Nesse sentido, a mostra traduz os objetivos do próprio evento Paraty EcoFashion. E inaugura a importante parceria com a Casa SESC”, celebra Bernadete.

Identidade e sintonia
 
Para Marcos Henrique Rego, gerente da Casa SESC em Paraty, sediar a mostra RAÍZES é mesmo motivo de celebração. Ele ressalta: “Primeira e feliz parceria desde sua recente instalação na cidade, a Casa SESC se orgulha de estar em sintonia com o projeto do Instituto Colibri ao abrir suas portas para essa exposição, especialmente pela coincidência de intenções. A relação com as comunidades tradicionais e o conceito do projeto ganharam o interesse do SESC  na realização dessa parceria. E a proposta antecipou nosso desejo com relação ao trabalho com as comunidades locais.”
 
Marcos destaca que o SESC já vinha se mostrando presente na cidade ao acompanhar as ações de Paraty na área da Literatura, durante as edições da FLIP. Ele conta que isso, agregado à paixão pela cidade, gerou resultados interessantes, que acabaram por motivar a decisão da direção geral do SESC Nacional e do presidente do Conselho Nacional do Comércio de criarem em Paraty uma unidade permanente, voltada para a Cultura. “Isso aconteceu bem recentemente, com a aquisição de um casarão histórico na Santa Rita, cartão-postal da cidade”, reforça ele, que  completa: “Neste espaço, vamos manter o foco do SESC, que trabalha as linguagens artísticas – artes cênicas, artes visuais, música, literatura e cinema, além do programa de bibliotecas. O objetivo na cidade promete ser cumprido com adequações da casa e aproveitamento do entorno histórico. Queremos dialogar com o espaço e não ficarmos submetidos a ele. E começamos muito bem ao abrir as portas para esta mostra que visa registrar as criações de raiz, sendo formatada de forma a contemplar as questões da cultura viva.”

Mais sobre a exposição
 
Por essas e outras, RAÍZES DE PARATY promete fazer bonito na Casa SESC. Nascida com a missão de valorizar identidades e tradições, porém de forma aberta ao olhar contemporâneo e à troca de saberes com profissionais especialistas, a exposição vai mostrar os ricos bordados das mulheres da Praia do Sono, os trabalhos em sisal dos moradores da Trindade, os bichos em madeira talhados pelos índios Guarani, as colchas e toalhas em fuxico, as bonecas de pano e muitas outras maravilhas de uma produção representativa das origens de Paraty, trabalhadas por moradores locais, entre caiçaras, quilombolas e indígenas, sem perder de vista os valores relativos à autenticidade, beleza e qualidade de acabamento, capazes de oferecer a seus autores possibilidades reais de inserção no mercado e geração de renda.  

Após o encerramento do PARATY ECOFASHION no domingo, dia 16, a mostra RAÍZES DE PARATY permanecerá aberta à visitação até o dia 23. Neste período, as escolas de toda a região de Paraty poderão agendar visitas monitoradas a cargo da artista plástica Marta Viana, pelo telefone 24-3371 4105.

Comentários