Governo norte-americano tem interesse no turismo do RN




As potencialidades turísticas do Rio Grande do Norte chamaram a atenção do governo americano. A informação foi passada pela Consulesa dos Estados Unidos, Usha Elizabeth Pitts, que foi recebida na manhã desta sexta-feira (21) pela governadora Rosalba Ciarlini e pela prefeita Fafá Rosado, em Mossoró. O encontro ocorreu no Palácio da Resistência, sede do poder Executivo municipal.

Usha Elizabeth Pitts disse que o Governo dos Estados Unidos tem interesse em investir no Brasil, que vem crescendo e fortalecendo sua economia. Esse interesse, segundo ela, se concretiza por meio de parceria em vários setores, como educação, economia e nos serviços populares, como vistos aos americanos que vivem ou têm interesse em visitar ou morar na região Nordeste. E o Rio Grande do Norte se insere nesse contexto, no qual o Governo do Estado poderá ampliar as parcerias já estabelecidas com o governo americano.

“Já conheço o Rio Grande do Norte e gosto dos Estados do Nordeste. Estou aqui para saber mais sobre o Rio Grande do Norte”, disse Usha Pitts, acrescentando: “o meu presidente entende que o Brasil cresce e é um parceiro importante. Assim como o Nordeste é região importante.”

No caso do turismo potiguar, a Consulesa norte-americana disse que quando chegou ao Rio Grande do Norte aprendeu muito sobre a história envolvendo o RN e os Estados Unidos no que diz respeito à II Guerra Mundial, na qual o RN serviu como base para combatentes americanos, que se instalaram na base aérea de Parnamirim, que ficou conhecido mundialmente como “Trampolim da Vitória”.

“É uma história importante que está um pouco perdida. Devemos renovar essa relação histórica para que o turista possa conhecer as belezas do RN. Sempre dizem que os cidadãos do RN são abertos aos americanos”, disse a Cônsul. Diante dessa afirmação de Usha, a governadora Rosalba Ciarlini informou que o Museu da Rampa vai ser construído em Natal, onde essa história será contada e preservada. “Para que potiguares e americanos possam conhecer toda essa história”, disse a Governadora.

Sobre a ampliação da parceria, Rosalba Ciarlini afirmou que o Governo do Estado está aberto e disse que a aliança já é consolidada. “Tivemos informação importante do Banco Mundial sobre o nosso projeto RN Sustentável. Recebi correspondência de elogio por ser o melhor projeto apresentado nessa relação de cadeia produtiva. Estivemos nos EUA com um grupo de empresários, apresentando potencial do nosso Estado, e recebemos visitas, como a MBM, estudando possibilidade de construir grande resort”, disse.

Além disso, a Governadora comentou sobre o trabalho que o Governo do Estado mantém em programas de energia eólica, os quais contam com várias empresas americanas. A governadora Rosalba Ciarlini também informou que outras áreas da economia potiguar contam com a força e o incentivo de empresas americanas e citou a fábrica de frutas na Maísa. “Trata-se de uma empresa multinacional, com a união de uma empresa americana com empresa brasileira”, observou a Governadora.

Comentários