Entidades internacionais criam Fórum de Agentes de Viagens e Operadores Turísticos da América do Sul


ABAV Nacional será a representante brasileira do grupo

A Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional e mais sete entidades lançaram oficialmente o Fórum de Agentes de Viagens e Operadores Turísticos da América do Sul durante o Congresso ACHET, que foi realizado no Chile entre os dias 2 e 4 de setembro. O grupo reúne associações da Argentina (AAAVYT), Bolívia (ABAVYT), Brasil (ABAV), Chile (ACHET), Colômbia (ANATO), Paraguai (ASATUR), Peru (APAVIT) e Uruguai (AUDAVI). Na oportunidade, a ABAV esteve representada pelo presidente, Antonio Azevedo, e pelo representante para América do Sul e Caribe, Ricardo Roman.

“O encontro foi mais uma oportunidade para debatermos temas de interesse regional das agências de viagens. Na ocasião, alinhamos que a força da categoria está na aliança das entidades com o consumidor, nossos atuais e virtuais clientes”, afirma Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional. Apesar do lançamento oficial ter sido no Chile, as entidades co-irmãs já tinham se encontrado este ano na Colômbia durante a Vitrine Turística e, no Brasil, durante o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu.

Segundo a Carta de Constituição do Fórum, a união visa criar condições para o desenvolvimento da indústria de viagens e turismo, aumentando o valor adicionado da cadeia de intermediação independente e estabelecer um ambiente de competição justo. Agendado para o dia 1º de novembro, o próximo encontro das entidades será na Feira Internacional de Turismo e Comércio (FIT), na Argentina. Para ABAV – A Feira de Turismo das Américas, os dirigentes das referidas entidades já manifestaram apoio, empenhando esforços dentro de suas bases para ampliar a participação dos agentes de viagens do continente no evento.

Relação com a IATA

Um dos trabalhos mais importantes do Fórum de Agentes de Viagens e Operadores Turísticos da América do Sul será o relacionamento com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). No Congresso da ACHET, ambas as partes concordaram em estabelecer grupos de trabalho para buscar soluções conjuntas para o problema que surge a partir de falências de companhias aéreas e seu consequente impacto negativo sobre a indústria e, principalmente, sobre os consumidores.

“Depois de um franco debate, os executivos da IATA que participaram do Congresso concordaram em formar um grupo de trabalho com as associações comerciais das agências de viagens e operadores turísticos na América do Sul para encontrar soluções reais para os problemas, tais como falências de companhias aéreas”, disse Guillermo Correa, presidente da ACHET.

“Esperamos que esta seja uma decisão efetiva, que vai solucionar e colocar um fim no longo período de desacordo entre os agentes de viagens e os operadores turísticos com a IATA”, conclui Antonio Azevedo.

Comentários