EMBRATUR DEBATE COM EMPRESÁRIOS PROGRAMA DE EBTs



Instituto reuniu empresários do setor para explicar como funciona o programa de Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs), que atuam como um radar, identificando as tendências e as oportunidades do mercado

Esclarecer dúvidas das empresas do segmento turístico em relação ao programa de Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs). Essa foi a pauta do encontro do diretor de Mercados Internacionais da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Marcelo Pedroso, com o setor, esta semana, em Brasília. Pedroso trouxe informações sobre as atividades dos EBTs e elencou quais serão os serviços que devem ser prestados pela empresa que prestará esse serviço. Na avaliação de Pedroso, a reunião serviu para esclarecer dúvidas apresentadas pelos empresários do setor de promoção turística. “A apresentação facilitou a compreensão do funcionamento dos EBTs, o objetivo do trabalho, e além disso, vai permitir que os participantes do encontro apresentem sugestões de melhorias ao programa”, afirmou Pedroso.


Diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso

O novo edital, que vai contratar a prestadora de serviços para a Embratur, deve ser liberado em um mês. “Resolvemos esclarecer o funcionamento do programa e ouvir as dúvidas setor, e então liberar o próximo edital”. Entre as obrigações do contratado estão a elaboração de relatórios sobre o planejamento anual, sobre serviço de inteligência comercial (mapeamento e perfis de cada mercado), sobre atividades no mercado (registro documental das atividades desenvolvidas), sobre o relacionamento com os agentes do mercado local (avaliação dos resultados como acompanhamento dos dados de vendas das operadoras) e finalmente, um relatório sobre a conclusão das atividades com os resultados alcançados.

A Embratur definiu dois grandes eixos de atividades para os EBTs: marketing de relacionamento e inteligência comercial.  O primeiro, marketing de relacionamento, é a construção de uma relação comercial de longo prazo, utilizando as ferramentas de comunicação disponíveis, além de uma relação individual com os clientes em potencial. O segundo eixo, definido pelo Instituto como inteligência comercial, tem como objetivo transformar os dados em informação estratégica para a realização de negócios. O Escritório deverá atuar como um radar, identificando as tendências e as oportunidades do mercado para instruir e orientar as tomadas de decisões da Embratur.

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