Discussões sobre a malha aérea e estratégia de turismo para a Copa avançam



Planejamento da Passaredo contemplará 21 cidades, encurtando distâncias na região e a CTI Nordeste planeja estimular o turismo nas cidades não sede do Mundial

Avançam as definições sobre a malha aérea nordestina. No dia 13 de setembro, a Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e os representantes das Secretarias de Turismo da região se reuniram juntamente com a Passaredo, companhia de aviação que apresentou um planejamento para a implementação da malha aérea. No primeiro momento, para realização do projeto, seria necessário investir R$ 55 milhões de reais para construção da infraestrutura necessária nos aeroportos, compra de aviões, entre outros pontos levantados pela empresa. 

A ausência da malha aérea regional, como um voo que ligue Recife a Teresina, por exemplo, foi destacada na reunião por ser considerada um impedimento para o desenvolvimento da região. Na proposta da Passaredo, seria utilizado para compor a malha o avião ATR72, aeronave que comporta cerca de 70 pessoas, ideal para esse tipo de rota. No seminário, foi apresentado os planos de voo com horários estimados e destinos possíveis. Além disso, os entraves que cada local apresenta para receber os aviões foram destacados para serem solucionados. Alguns municípios foram alertados sobre a importância de ter uma brigada de incêndio especializada, com bombeiros treinados, para atender a qualquer emergência que ocorra no aeroporto, pois essa é uma exigência da Anac. Os custos com as operações também foram apresentados e discutidos para permitir a viabilidade do projeto. “Os dois maiores gargalos que nós temos são a infraestrutura e o financiamento. O que planejamos é possível de se realizar e nós vamos trabalhar para isso”, relatou o vice-presidente da Passaredo, Eduardo Busch.

O custo da passagem também é uma preocupação para que não se torne um entrave, uma vez que a expectativa é dar acesso para as pessoas viajarem de avião. Os novos voos serão executivos, começando, em sua maioria, por volta das 6h da manhã. De acordo com o planejamento, os novos roteiros estipulados terão um tempo de maturação, ou seja, o período em que as pessoas passarão a conhecer as opções de voo, que levaria cerca de oito meses. Ao todo, 21 cidades serão contempladas nessa malha.

Depois da apresentação da Passaredo, os representantes dos estados puderam discutir as propostas. As sugestões serão levadas em consideração e cada secretaria estará responsável por apresentar as solicitações da companhia aérea ao governo estadual para definir possíveis benefícios, como a redução do imposto para combustível. Segundo o secretário-executivo da CTI Nordeste, Roberto Pereira, os resultados obtidos na reunião de hoje significam um passo muito grande. “Fixamos metas como a proposta de todos os estados trabalharem com a renúncia fiscal, cobrando apenas 3% de ICMS do querosene, item caro e indispensável na aviação. Agora, devemos aguardar a conversa entre os governos e observar as definições para a próxima reunião, no dia 18 de outubro”, finaliza.

De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Turismo do Ceará, Marcos Pompeu, o encontro foi muito proveitoso. “A reunião foi boa e acertou direto o coração da questão. Estamos na quarta reunião e a Passaredo se apresentou com todas as características que precisávamos, pois é uma companhia que trabalha com voos de pequeno e médio porte e ainda opera em parceria com a Gol. E estamos caminhando em sintonia com o Governo Federal que julga a aviação regional e a criação de políticas regionais prioridades”, declarou Pompeu, que afirmou estar confiante com a evolução do trabalho entre a Sudene e a CTI Nordeste. 

Para o secretario de turismo do Rio Grande do Norte, Renato Fernandes, as empresas estão com um olhar diferente para o Nordeste. “Nós somos a segunda região a movimentar a maior quantidade de passageiros. Em 2011, tivemos 32 milhões de pessoas voando, perdendo só para a região Sudeste. Ter a oportunidade de conectar essas cidades é maravilhoso. Integrados com a malha aérea, teremos mais desenvoltura turística e econômica”, frisa. Estima-se que as iniciativas comecem a ser executadas no início de 2012.

Copa do Mundo
Na mesma ocasião, a CTI Nordeste reuniu as Secretarias de Turismo para discutir como será a estratégia para atrair mais turistas para as cidades que não serão sede da Copa do Mundo de 2014. A Fifa selecionou 37 operadoras para realizar a venda de bilhetes aéreos para o campeonato. Dentre essas, 20 estarão na Abav, feira de turismo das Américas. Com isso, a CTI-NE tentará reunir essas operadoras para apresentar as opções de passeios e lugares interessantes nas cidades que não receberão jogos da Copa. “Queremos estimular o turismo nesses municípios também”, explicou o secretário executivo da CTI Nordeste, Roberto Pereira. Além disso, a BNTM está planejando realizar um seminário para que osbuyers também planejem viagens casando a programação nessas localidades que estão fora da rota da Copa.

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