Salvador terá extenso calendário de eventos na baixa estação





Representantes da Bahiatursa e empresários do trade turístico baiano reuniram-se nesta quinta-feira (2) para discutir ações que visam maximizar a realização do calendário de eventos culturais e esportivos em Salvador durante os meses de agosto e setembro, como a 43ª Regata Aratu-Maragojipe, O GP Bahia de Stock Car, a I Semana da Diversidade e a 11ª Parada Gay da Bahia.

O primeiro evento a ser apresentado aos empresários da área hoteleira, de agências de viagem e receptivo é a Regata Aratu Maragojipe, que será realizada no dia 25 de agosto. A competição, que contará com a presença dos irmãos Torben e Lars Grael, medalhistas olímpicos da Vela, tem início na Baía de Todos-os-Santos, um dos principais cartões-postais do Estado, e percorre um trecho do rio Paraguaçu. De acordo com o dirigente do Aratu Iate Clube, Everton Fróes, a regata reunirá cerca de 300 embarcações, 30 oriundas de toda a Costa Leste do Brasil e de países como Uruguai, Paraguai e Argentina. 

A etapa de Salvador, do maior evento automobilístico do país, o GP Bahia de Stock Car, que este ano chega à sua 4ª edição, será realizada nos dias 25 e 26/08, no Circuito de Rua Ayrton Senna, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e deve movimentar a economia turística da cidade. O secretário Domingos Leonelli lembrou que o evento, realizado pela Vicar em 12 capitais brasileiras, tem recorde de público na Bahia e, por isso, a necessidade de discutir ações específicas para aperfeiçoar e integrar o GP ao turismo local, a exemplo da venda casada de pacotes de viagem e ingressos para a corrida.

Semana da diversidade deve contribuir para melhor ocupação em setembro

Com uma nova roupagem e planejada estrategicamente como um produto turístico, a 11ª Edição da Parada Gay de Salvador terá este ano um reforço com a Semana da Diversidade, que ocorrerá entre os dias 1º e 9 de setembro, com uma programação cultural extensa, incluindo palestras, seminários, debates, instalações artísticas, dentre outras atividades. O projeto foi apresentado aos empresários pelo presidente do Grupo Gay da Bahia, Marcelo Cerqueira.

A ideia recebeu apoio dos dirigentes de hotéis e entidades de promoção do turismo de eventos, como o Convention Bureau e Associação Brasileira das Empresas de Congressos e Eventos (Abeoc). Para Sérgio Araújo, da Abeoc, já a partir do próximo ano o evento pode ser organizado por uma empresa especializada, o que deverá ampliar ainda mais o seu caráter profissional e voltado para o turismo.

Empresários comentam - Para os representantes do trade turístico baiano esses eventos são uma grande oportunidade de movimentar o setor hoteleiro em um período tradicionalmente conhecido como baixa estação. “Temos aí uma movimentação interessante na ocupação hoteleira. A Parada Gay atrai um fluxo de turistas que se hospedam entre o centro da cidade e o bairro do Rio Vermelho; já a Stock Car, permite um atrativo maior para os hotéis que estão nas proximidades da orla marítima e seu entorno”, declara José Manoel Garrido, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Seção Bahia.

De acordo com presidente do Conselho Baiano de Turismo, Sílvio Pessoa, o atrativo é ainda maior em função dos valores que nessa época do ano chegam a custar 1/3 de capitais como São Paulo, o que se torna uma excelente oportunidade para que os fãs do automobilismo visitem a capital baiana e demais destinos turísticos.

Comentários