O melhor do Nordeste: do esporte ao turismo



Já imaginou reunir atletas nascidos em cada estado brasileiro e, com eles, montar um “time” para promover as belezas do Brasil em Londres? Que tipo de atrativos eles divulgariam? Nós fizemos esse exercício!


Dunas, coqueirais e parques marinhos; praias, cascatas, costas de corais, grutas e riachos; frutos do mar e frutas exóticas; falésias e conjuntos arquitetônicos; festas típicas, culinária singular, cultura expressiva... Todo mundo encontra um bom motivo para ser feliz no Nordeste do Brasil. Em Londres, durante os Jogos Olímpicos, pelo menos quinze atletas nascidos na região darão o máximo para multiplicar a alegria dos brasileiros: no esporte, eles vão mostrar por que tudo o que é do Nordeste tem verdadeira ‘vocação’ para o espetáculo.
Eles lutam para colocar o Brasil no pódio de pelo menos sete modalidades olímpicas. Quer conhecer o ‘berço’ desses esportistas – cidades que são “ouro” em turismo e hospitalidade – e encontrar ainda mais motivação para unir a paixão do esporte com a delícia de fazer turismo? O desafio, caro viajante, é ser feliz escolhendo um só destino...
SONHAR E VIAJAR
A magia de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte sobressai em um quesito fundamental para viajantes em busca de lazer: sombra e água... morna! Porto de Galinhas (PE), João Pessoa (PB) e Pipa(RN) têm em comum a combinação de areias douradas e mar de poucas ondas com temperatura agradável para banho. Quem disse que esse cenário abençoado não contribuiu para a paixão dos nadadores Joanna Maranhão (Recife), Kaio Márcio (João Pessoa) e Bruno Fratus (nascido no Rio de Janeiro, cresceu em Natal e Mossoró) pelo esporte?
Em Maragogi (AL), Canoa Quebrada (CE), ou nos Lençóis Maranhenses (MA), é preciso fôlego... muito fôlego para admirar esses raros espetáculos da natureza. A ‘prova de fogo’ pode ter ajudado na preparação dos corredores Bruno Lins (Maceió), Joelma Souza (Timon), Ana Claudia Lemos (Jaguaretama) e Laila Ferrer (Pacatuba), que estão em Londres competindo à máxima frequência cardíaca. Das piscinas naturais de águas de verde cristalino às dunas de beleza plástica que mais parecem “miragem”, os lugares estão entre os mais fantásticos do Brasil no segmento sol e praia.
Assim como no esporte, tudo que é feito com excelência e precisão exige foco. No caso dos viajantes, foco, zoom e lentes... viajar pede uma máquina fotográfica a tiracolo! Até porque seria um pecado visitar aSerra da Capivara (PI) sem registrar a região com maior concentração de sítios arqueológicos do país.
Para outros destinos, o turista também vai precisar de uma boa preparação técnica: equipamento de mergulho e coragem para fazer turismo debaixo d’água, coisa indispensável para quem visita a Chapada Diamantina (BA) e vai até o Poço Azul, gruta de águas límpidas de cor azul-turquesa.

Piauí e Bahia têm, além destes, outros grandes “troféus”: a judoca Sarah Menezes, de Teresina, e os boxeadores soteropolitanos  Everton Lopes, Adriana Araújo e Erika Matos, que estão em Londres mostrando que o valor do Nordeste vai muito além do turismo.

Portanto, pelo bem das suas próximas férias e felicidade geral dos seus companheiros de viagem, coloque a sua satisfação no ‘pódio’ dos seus sonhos de consumo... escolha um destino do Nordeste, programe-se, faça as malas e boa viagem!

Comentários