Novas linhas aéreas no Nordeste podem funcionar até o final deste ano



Encontros entre secretarias de Turismo dos estados, representantes dos governos e empresas aéreas nacionais agilizam discussão sobre mudanças

A terceira reunião para discutir a ampliação da malha aérea na região Nordeste, uma iniciativa daFundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE) em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), foi realizada nesta terça-feira, 07.08, no prédio da Sudene. Nesse encontro foi apresentado um projeto desenvolvido pelas secretarias de Turismo dos estados nordestinos e as cidades que deverão incorporar a nova malha aérea às companhias aéreas nacionais.

O objetivo da ação é aumentar a quantidade de voos, reduzindo o tempo de deslocamento e o custo cobrado por carga e passageiro. Estiveram presentes representantes das secretarias de Turismo dos estados do Nordeste e Belo Horizonte, da Infraero e das empresas aéreas Avianca, Azul, Passaredo e Falcon Jet.

O prazo para que haja a implantação das novas soluções para a malha aérea nordestina é até 1º de dezembro, período em que o fluxo de embarques e desembarques aumenta. Entre as propostas levantas estão a criação de novas linhas entre cidades do Nordeste; a interação das linhas nacionais e internacionais nas capitais dos estados; conexão entre todas as linhas e as capitais, incluindo Brasília, Vitória, Belo Horizonte e Palmas; voos diários das linhas regionais com horários preferencialmente entre 5h e 23h.

Para que essas mudanças possam entrar em prática será necessária a implantação de um Hub - plataforma que funciona como um centro de operações das companhias aéreas - em uma cidade do Nordeste, de preferência nas proximidades do centro geográfico da região. As expectativas para a oficialização do projeto são muitas, de acordo com o secretário executivo da CTI Nordeste, Roberto Pereira. “Nós só podemos acreditar que a evolução é no sentido de obter êxito. Vamos com certeza cobrir uma lacuna que representa um gargalo que nos preocupa”, explica. Ainda segundo Roberto Pereira, a previsão é que nas próximas reuniões sejam definidos os incentivos para as companhias aéreas como o benefício fiscal na diminuição do ICMS em cada estado, um dos fatores que mais oneram as empresas do setor. Com essa redução, segundo representantes das companhias, seria possível praticar preços mais competitivos nas passagens aéreas.

Os mesmos também frisaram a necessidade de melhorar a infraestrutura nos aeroportos nacionais para suportar a ampliação da malha aérea. Alguns itens são obrigatórios como manutenção das pistas de pouso, a quantidade de bombeiros em cada aeroporto, a inclusão de detectores de metais e de bagagem com raios-X e vagas de estacionamento para os aviões. Para o superintendente regional da Infraero, Fernando Nicácio, haverá duas etapas de implantação desse projeto. A primeira trata dos aeroportos gerenciados pela Infraero que já estão prontos para receber as demandas. A segunda trata dos aeroportos estaduais e municipais, que precisarão receber investimentos para tornar a infraestrutura adequada. “Os estados estão trabalhando para prover a estrutura desses aeroportos. Nós, da Infraero, temos capacidade de absorver essa nova demanda e também de trabalhar de forma planejada para não impactar o crescimento no futuro”, explica.

Com mais horários de voos e melhores preços, a previsão é de crescimento no setor de Turismo dos estados nordestinos que passarão a receber mais visitantes dos estados vizinhos, incluindo das cidades mais distantes da capital. Para o secretário executivo de Turismo de Pernambuco, Marconi Muzzio, a economia dos estados também serão beneficiadas. “A efetivação dessa ação é muito importante para integrar os estados. Esse conjunto de entidades públicas e privadas reunido para melhorar a malha aérea nordestina vai conseguir bons frutos”, acredita.

O próximo passo será a apresentação das propostas feitas pelas companhias aéreas que estiveram presentes no encontro. Eles irão elaborar um documento com suas reinvindicações para apresentar na próxima reunião que será realizada no dia 13 de setembro.

Comentários