Museu Paulista está no coração de Gramado




Após inauguração emocionante, réplica simboliza a história do Brasil no Mini Mundo

São Paulo agora está no coração de Gramado, com a apresentação da mais nova réplica do Parque Mini Mundo. Com inauguração da miniatura do Museu do Ipiranga, mais conhecido como Museu Paulista, no final da tarde de segunda-feira (13), a família Höppner aumenta ainda mais o encantamento de turistas e visitantes ao local. Aproveitando a data, foi comemorado também o centenário do fundador Otto Höppner.

Participaram da cerimônia Paulo Cortez (chefe do Acervo Curadorial do Museu Paulista), Hans-Josef Over(cônsul-geral da Alemanha no Rio Grande do Sul), Luciana Leite (diretora de Turismo e Eventos da SP Turis), Orlando de Souza (diretor de Marketing da SP Turis), Luiz Antônio Assis Brasil (secretário de Cultura do Rio Grande do Sul), Maximilianus Pinent (diretor de Qualificação e Serviços Turísticos da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul), João Pedro Till (secretário da Fazenda de Gramado).

Apresentação

Com encanto e magia, levando todos os presentes a se sentirem novamente crianças, foi apresentada a nova atração do Mini Mundo. Além das declarações das diversas autoridades presentes, dois momentos deixaram todo o público realizado e muito emocionado. No primeiro, uma apresentação da Academia de Dança Neusa Martinotto, e em um segundo momento, um video mapping ilustrou a réplica com efeitos que deram ainda mais vida à miniatura, em um espetáculo de som e luzes.

A primeira pessoa a falar ao público, após a apresentação da réplica, foi o professor Paulo Garcez, que se mostrou muito emocionado com a homenagem: “É simplesmente uma honra contemplar uma réplica tão perfeccionista do Museu do Ipiranga, justamente no ano em que completamos 190 anos de independência. O Museu Paulista é um patrimônio nacional, e o Mini Mundo hoje proporciona a milhares de turistas a oportunidade de conhecê-lo”, exaltou Garcez. Já o diretor do SP Turis, Orlando de Souza, citou o pioneirismo e a iniciativa dos fundadores do parque: “Sou fascinado pela história dos idealistas e empreendedores, ainda mais quando nos propiciam obras como as que vemos aqui no Mini Mundo. Visionários como o seu Otto merecem um espaço na história de todo o povo brasileiro”, completou.

Maximilianus Pinent ressaltou todas as réplicas presentes no parque e agradeceu à família Höppner: “O parque tem miniaturas de diversas construções famosas de todo o mundo, e graças à família e ao trabalho realizado, todos podem ver as maravilhas que a mão humana tem condições de produzir. O museu, dentro do Mini Mundo, representa a história de todo o país”, lembrou o diretor. Representando a cidade de Gramado, o secretário João Pedro Till agradeceu aos proprietários do parque por tornar a cidade cada vez mais bem vista no cenário turístico mundial: “Quando nós, de Gramado, achamos que já vimos de tudo, cidadãos como os Höppner nos agraciam com esta réplica maravilhosa. Não é Gramado que é diferente das cidades brasileiras, e sim, as pessoas que vivem nela que a tornam tão especial”, afirmou Till.

Como esta inauguração fortalece as diretrizes culturais de todo o Rio Grande do Sul, o secretário Luiz Assis Brasil lembrou a importância de tal monumento estar representado de tal forma no Estado: “O museu tem uma representação na vida de todos os brasileiros, onde nossa história teve inicio em 1822 na independência. Réplicas como essas que prestigiamos no parque, são difíceis de serem encontradas em qualquer parte do mundo”, homenageou Assis Brasil.

Primeiros passos

Por fim, representando a família Höppner, Jussara agradeceu a presença de todos, lembrou dos primeiros passos do parque, ainda na década de 70, e apresentou oficialmente a réplica. “Após a inauguração, em 1983, o Mini Mundo passou pelas mãos de três gerações da família, levando assim, não apenas o talento e o profissionalismo, mas sim o amor e o carinho, que são a base do trabalho realizado aqui. Antes de finalizar, deixo um recado: cultivem a criança que existe dentro de vocês, pois assim, tornamos a felicidade sempre possível”, disse Jussara.
Após os pronunciamentos, as autoridades descerraram a placa indicativa da nova atração, colocando assim, oficialmente, a história do Brasil dentro do coração de Gramado. Em seguida, os convidados foram convidados para um coquetel no Hotel Ritta Höppner.


Saiba mais:

“Video mapping” (ou mapeamento de vídeo) é uma complexa técnica de vídeo que permite utilizar qualquer arquitetura como uma grande tela para projeção, se encaixando perfeitamente em cada aresta, em cada janela, degrau ou onde mais o artista quiser mapear.




Foto 01 – Orlando Souza, Paulo Garcez, Heino e Jussara Höppner, Luiz Antônio Assis Brasil e João Till, no momento do descerramento da placa


Comentários