Museu do Futebol comemora Dia dos Pais com homenagens aos técnicos brasileiros e ingresso grátis




Nos dias 11 e 12 de agosto a entrada ao Museu será gratuita para pais acompanhados dos filhos. No passeio os visitantes relembrarão a história dos técnicos do futebol nacional, contada por meio de imagens, fotos e vídeos

Qual o técnico responsável pela frase “O craque deve ser admirado até pelos seus adversários”? Quem foi João sem Medo? Que técnico treinou a seleção de Portugal? O futebol está repleto de ‘pais’ (treinadores) e ‘filhos’ (jogadores). Pensando neles, o Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizada no estádio do Pacaembu – homenageia no sábado (11) e domingo (12 - Dia dos Pais) os técnicos que, além de conquistarem títulos por seus clubes e pela seleção, ainda deixaram suas marcas no futebol. Nesses dias a entrada no Museu será gratuita para todos os pais, que vierem acompanhados pelos filhos, mediante apresentação de documento que comprove o parentesco.
Durante o passeio, pais e filhos poderão relembrar juntos momentos e datas importantes da história do futebol brasileiro. Na Sala das Copas do Mundo é possível observar imagens e vídeos de alguns técnicos inesquecíveis. Entre eles estão Telê Santana (1931-2006), um dos mais importantes treinadores da história do futebol brasileiro; Vicente Feola (1909-1975), que treinou a Seleção Brasileira de 1958, campeã do mundo na Suécia, e a de 1966 na Copa da Inglaterra; Zagallo (1931), que comandou a Seleção Brasileira no tri mundial de 1970, além das Copas de 1974 e 1998, e esteve também em dois mundiais como auxiliar técnico, 1994 e 2006; e Luis Felipe Scolari (1948), conhecido como Felipão, no Brasil, e Scolari, em Portugal. O técnico foi campeão do mundo com a Seleção Brasileira, na Copa do Mundo de Japão e Coréia do Sul, em 2002. Para completar a lista de “Pais Treinadores” não poderia faltar João Saldanha (1917 - 1990), técnico de futebol e jornalista. Ele levou a seleção brasileira a classificar-se para a Copa do Mundo de 1970. Também era conhecido como João Sem Medo por ter personalidade forte. O técnico é citado na Sala Números e Curiosidades.
Pais e filhos ainda podem se divertir em outras salas do Museu. Na sala Anjos Barrocos, em meio a telas gigantes com projeções em sucessivas fusões, 25 jogadores flutuam, movendo-se em pleno ar; já a sala Rito de Passagem transmite ao visitante toda a emoção sentida pelos jogadores da seleção brasileira e pela torcida na final da Copa do Mundo de 1950, contra o Uruguai. Para completar, os visitantes ainda fazem uma visita à arquibancada do Estádio do Pacaembu e podem testar suas habilidades futebolísticas na Sala Jogo de Corpo.

Técnico: A palavra teve origem no grego technikós e passou pelo latim technicus, que designa “o que ensina as regras de uma arte”. Começou a ser usada em várias profissões, inclusive no futebol.

Dica: No sábado dia 11 tem jogo do Atlético GO x Santos e a bilheteria do Museu fechará às 15h30. Os pais torcedores podem chegar mais cedo e visitar o Museu antes da partida.

Serviço:
“Dia dos Pais no Museu do Futebol”
Local: Museu do Futebol
Endereço: Praça Charles Miller, s/n
Data: sábado (11) e domingo (12)
Horário do sábado: das 9h às 15h30 (bilheteria). Permanência até as 16h30
*Nesse dia o Museu fechará mais cedo, pois haverá jogo do Atlético GO x Santos no Estádio do Pacaembu
Horário do domingo: das 9h às 17h(bilheteria). Permanência até às 18h
Entrada gratuita para os pais, acompanhados dos filhos, mediante apresentação de RG ou documento que comprove o parentesco
Tel.: (11) 3664-3848

Comentários