II Festival de Turismo do Litoral marca a despedida de Faisal Saleh da gestão do Turismo do Paraná



A abertura do II Festival de Turismo do Litoral e a Assembleia conjunta dos Conselhos de Desenvolvimento Territorial do Litoral e de Turismo do Paraná marcaram a despedida de Faisal Saleh da gestão do turismo do Paraná. O Festival começou nesta quinta-feira, 16, em Paranaguá e vai até domingo, 19.
As assembléias extraordinárias conjuntas tiveram como pauta única “O Desenvolvimento Territorial Sustentável do Litoral sob a ótica do Turismo”, que além dos dois conselhos, contou com a participação do Conselho Portuário, Administração Porto de Paranaguá e Associação Comercial e Industrial de Paranaguá. Foram apresentadas todas as ações governamentais estratégicas do Litoral, especialmente as de impacto ambiental e turístico, seguida de um debate que pretende contribuir para nortear a gestão do COLIT em alinhamento com o que se percebe como prioridade.
 O Conselho de Turismo do Paraná é presidido pelo secretário do Turismo, Faisal Saleh e o Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral (COLIT), pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk.
Ao apresentarem a pauta central da reunião conjunta, que foi inserida no ambiente do Festival, Jonel e Faisal falaram sobre a importância do evento. “ É motivo de orgulho e ao mesmo tempo um desafio para o Paraná o fato de ser o único Estado que realiza um festival de turismo específico para o litoral. Há um espaço gigante para crescer”, disse o secretário.
O litoral é a menor região turística do Estado, com apenas 7 municípios, com 14 unidades de conservação estadual e 3 federal e o 2º maior estuário do Brasil, que possibilita o desenvolvimento de um sem numero de atividades aquaviárias, duas cidades tombadas pelo patrimônio histórico, e tem também a maior “diversidade” de atrativos turísticos do Paraná. “A região tem um grande potencial a ser explorado, como seu patrimônio histórico, sua cultura e suas festas religiosas, a gastronomia, e toda beleza da mata atlântica preservada, das magníficas baías, rios e costa, o litoral é a “Jóia da Coroa”, disse Faisal.
O presidente do COLIT, secretário Jonel Iurk fez um relato da atuação do COLIT e lembrou da criação do Conselho.  “Pensar em problemas ambientais na época foi uma questão de visão”, disse Jonel. O Colit foi criado em 1994, no governo José Richa. Jonel contribuiu com a criação do modelo de uso público do Parque Nacional do Iguaçu, e tem claro a importância do uso racional das unidades de conservação pela população e exploração turística sustentada, visão que contribui expressivamente com o desenvolvimento do turismo do Paraná.
De acordo com Faisal, as ações estruturantes do turismo do Litoral passam necessariamente por colocar o Porto de Paranaguá de frente para a comunidade. “É a postura marcante da nova administração, do Secretario de Infra-Estrutura e Logística, José Richa Filho e do Superintendente do Porto, Luiz Henrique Dividino,  que atuam estrategicamente nesta direção”, explicou o secretário. Inseriram no Planejamento de Zoneamento e Desenvolvimento Portuário - PDZPO, o espaço para o Terminal de passageiros, o desafio de criar um centro de Recepção de Visitantes, o Museu do Porto e ainda um Centro Vocacional Tecnológico, desafios que pretende desenvolver a partir de um acordo de cooperação com a Secretaria de Portos da Presidência da República.
Sobre o Turismo Náutico, estão sendo elaborados o Projeto do Terminal de Passageiros do Porto de Paranaguá, o Estudo de Viabilidade Técnico Financeira e o Plano de Ordenamento Náutico do Litoral, que segundo Faisal, define o uso e ocupação do que considera o elemento chave para o desenvolvimento do turismo e muitas outras atividades,
         Entre as ações no litoral em desenvolvimento estão os empreendimentos na área de Pontal do Paraná, o Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentado Litoral e o Programa Bio Clima de conservação e recuperação da biodiversidade.  Outra atribuição do Conselho é a de trazer respostas ao plano urbano alinhado com o zoneamento ecológico e econômico. “É dizer onde estão as áreas próprias para os empreendimentos”, explicou Jonel.
         Segundo o presidente do COLIT, Faisal foi o secretário que se fez mais presente nas reuniões do conselho. “Lamentamos sua saída do turismo, o futuro secretário terá o grande desafio de dar continuidade e efetividade ao importante planejamento em execução”
        
Abertura do Festival – A cerimônia oficial de abertura do II Festival de Turismo do Litoral aconteceu na noite desta quinta-feira, 16, também no Hotel Camboa e contou com a presença dos integrantes dos dois Conselhos, empresários e autoridades municipais.
         O prefeito de Paranaguá e anfitrião do evento, José Baka Filho, deu as boas vindas e parabenizou a todos. “O Festival aproxima e dá oportunidade de interação para o desenvolvimento sustentável do litoral”, disse o prefeito. Baka prestou homenagem ao trabalho desenvolvido pelo secretário. “Faisal promoveu um trabalho de integração entre governo e município, sem barreiras políticas. Nós, de Paranaguá, queremos dizer obrigado pelo seu trabalho pelo turismo do Paraná”.
         O presidente da Fecomércio, Darci Piana relatou as ações do Sebrae com os programas de Qualificação em Gestão de Negócios Varejo + voltados a restaurantes, hotéis e pousadas. Lembrou ainda do trabalho conjunto com o secretário Faisal e lamentou sua saída num momento importante para o turismo. “Espero que o novo secretário dê continuidade a todo esse trabalho”. Piana também agradeceu a parceria e o apoio ao Sistema S.
         O vice prefeito de Paranaguá, Fabiano Vicente Elias quebrou o protocolo para agradecer o apoio de Faisal. “Você inflou a estrutura e levantou o ânimo de todos. Sua presença foi marcante no turismo do litoral”, disse o vice-prefeito.
         Ao despedir-se, Faisal falou dos grandes desafios do turismo no Paraná e no Brasil, agradeceu à sua equipe, aos amigos e aos parceiros que acreditaram no seu trabalho e especialmente na equação do trabalho articulado e integrado. Ele disse que sua equipe foi gigante ao especializar-se e assumir tamanhos desafios.  O Contrato de Gestão do Turismo com o Governo do tem 6 projetos, mas no Plano de Gestão da Setu, mais de 60.
“Tenho o sentimento da missão  cumprida “, disse Faisal ao finalizar a sua participação na gestão do Turismo.
Presentes na assembleia conjunta os integrantes do Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Marco Aurelio Ziliotto (SEMA), Fernando Raphael Ferro de Lima (SEIL), Rosina Coeli Parchem (SEEC), João Percy Hohmann (SEIM, Carlos Augusto Strorer (SEDU), Gianna Maria Círio (SEAB), Fabricio Miyagima (SEPL), Ana Claudia  Bento Graff (PGE), Claudinor Fae (Crea) Ricardo Rodrigues Monteiro (UFPr – Campus Litoral) e Pedro Guimarães (ANOE/UNEAP).

Do Conselho de Turismo do Paraná estavam presentes Antoniio Claret de Rezende (Abrajet), Gustavo Socachewsky (Adetur Litoral), Edmur Francisco do Santos (AMUTUR), Karla lemos Sottomaior (Associação Hostels Pr), Emerson Jamur (Câmara empresarial do Turismo do Pr), Tatiana Turra (Federação Convention&Visitor Bureau Pr), Aldo Carvalho (Sebrae Pr), Juliano Zimmermann (Adetur Cataratas), Wanda Pille (Rede de Turismo Regional)Adriana Vortolin (IMT Curitiba), Arthur Oscar Kruger Passos (CACUASPAR) e Lucia Kispergher (Sindegtur).
   

Comentários