Governador da Paraíba pede ao presidente da TAM manutenção de voo noturno no Castro Pinto





           
O anúncio da retirada de um dos cinco voos da TAM do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, causou surpresa junto ao governo do Estado e nos  representantes do trade turístico paraibano.  A partir da próxima segunda-feira (06), o voo que chega na aeroporto às 21h50 não será mais operado, segundo a empresa, que não explicou os motivos da medida. O governador Ricardo Coutinho está buscando meios de reverter essa decisão e, na terça-feira (31) encaminhou carta oficial ao presidente da companhia aérea , Marco Antônio Bologna, pedindo a continuidade de operação deste voo.

Na carta encaminhada ao presidente da TAM, o governador informou que 2012 tem sido um “divisor de águas para o turismo paraibano”. Ele  afirma que entre embarques e desembarques no aeroporto foram mais de 610 mil passageiros, de acordo com dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). “Em junho outra excelente notícia foi a movimentação de 24,23% maior que o mesmo período do ano passado”, enfatizou o governador.
]
Ricardo Coutinho destacou ainda que o aeroporto está entre os três principais do Nordeste em movimentação de passageiros e que é resultado de ações por meio de parcerias do trade paraibano com as principais operadoras de turismo e empresas aéreas do país, a exemplo da TAM Viagens e da própria TAM. “Diante desse quadro animador e positivo, fomos surpreendidos com a informação da suspensão desse vôo noturno, no melhor horário que temos, pois os demais ocorrem durante a madrugada”.
No documento, o governador afirma que o cancelamento do voo trará reflexos negativos para o turismo paraibano. “Não temos a menor dúvida de que a médio prazo teremos uma desaceleração no crescimento do turismo na Paraíba”, advertiu. Ricardo Coutinho pede compreensão do presidente da TAM de que a medida irá reduzir a demanda de voos somente na madrugada, “o que é um tanto desconfortável para turistas, passageiros habituais e até mesmo para a administração aeroportuária. O Castro Pinto terá uma ociosidade injustificável ao longo do dia”, finalizou.

Infraero - A superintendência da Infraero em João Pessoa ainda não recebeu comunicado oficial da TAM Linhas Aéreas sobre a retirada de um dos cinco voos no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa. Na terça-feira (31), o superintendente Alexandre Oliveira confirmou que a TAM retiraria o voo que chega de São Paulo às 21h50 - considerado o melhor voo do horário pelos passageiros -, nas ainda não tinha em mãos um documento oficial.

De acordo com o superintendente, será muito difícil a empresa voltar atrás na decisão, caso haja mobilização por parte dos representantes de entidades ligadas ao turismo paraibano. “Já temos casos de reversão, mas é muito difícil porque a aeronave utilizada para esse voo deve estar sendo deslocada para outro destino”, explicou Oliveira. O executivo acredita que até o final da tarde desta quarta-feira deva receber algum comunicado da TAM. A decisão da empresa de retirar o voo passa a valer a partir da próxima segunda-feira. A TAM opera cinco voos no Castro Pinto atualmente.



Comentários