FIERN E CTGÁS-ER EM PARCERIA COM ALEMANHA‏

Representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis assinaram nesta terça-feira (07/08), em Natal, Memorandos de Entendimento e Termos de Cooperação Tecnológica com instituições alemãs. O 1º vice-presidente da FIERN, Terceiro Melo, representou o presidente Amaro Sales na solenidade de assinatura que contou com a presença do presidente do Conselho Superior do CTGAS-ER e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria, Flávio Azevedo, e do diretor regional do SENAI-RN, Afonso Avelino.

O evento selou a parceria tecnológica entre o Rio Grande do Norte e a Alemanha, prestigiado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Renânia-Palatinado, Joachim Mertes, pelo cônsul honorário da Alemanha em Natal, Axel Geppert, pelo deputado estadual Fernando Mineiro, representando a Assembleia Legislativa do RN, e pelo secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, também vice-presidente da FIERN. O CTGÁS-ER foi representado ainda pela diretora executiva, Cândida Amália, enquanto seu diretor de tecnologias, Pedro Neto, falou em nome da Petrobras.

Os termos de cooperação nas áreas de energias renováveis, meio ambiente e indústria química foram assinados por representantes da RLP AgroScience GMBH Institut Für Agrorökologie, Mikroglas Chemtech GMBH e Institut Für Mokrotechnik Mainz GMBH (IMM). “Essa parceria com certeza vai render bons frutos para o nosso Estado nesse momento tão importante e diferenciado”, disse Terceiro Melo. Em nome da governadora Rosalba Ciarlini, Sílvio Torquato deu boas vindas à comitiva alemã e afirmou que “cada vez mais o Sistema FIERN fortalece o elo de amizade e cooperação com o Governo do Estado”.

Flávio Azevedo fez agradecimentos especiais às pessoas que considerou “absolutamente fundamentais” no processo de entendimento técnico, político e comercial entre o Rio Grande do Norte e a Renânia-Palatinado. “Cumprimento Pedro Neto, que fez um grande trabalho junto à Petrobras com sua rara visão técnica; Claudia Brillmann, representante desse querido Estado alemão, pelo esforço para amenizar as diferenças culturais; Roland Kubiak, diretor-gerente do Instituto Agroscience, pela paciência de Jó; e também Thomas Dietrich, diretor-presidente da Mikroglas, pelo apoio e confiança”, disse.

A parceria amplia os horizontes para o desenvolvimento de pesquisas, serviços técnicos e tecnológicos, inovação e educação profissional, agregando valor em áreas de interesse mútuo. Para a diretora do CTGÁS-ER, Cândida Amália, “os entendimentos celebrados propiciarão a constante troca de conhecimentos entre instituições que são referência mundial no desenvolvimento em suas áreas de excelência, que são o gás natural e as energias renováveis”.

Comentários