Crescimento do turismo traz Peru ao Festuris novamente




Setor é o 3º mais rentável do país; receptivo registrou incremento de 10% em cinco anos

Com um cenário cada vez mais favorável no segmento turístico, o Peru confirma novamente sua participação no 24º Festival do Turismo de Gramado (Festuris). O setor é o terceiro mais rentável no país, ficando atrás somente da mineração/petróleo e do trabalho agropecuário. O turismo receptivo obteve crescimento de mais de 10% nos últimos cinco anos, segundo o Ministério de Comércio Exterior e Turismo, e se espera que a contribuição direta do setor no Produto Interno Bruto (PIB) aumente em um ritmo anual de 5% entre 2012 e 2022. De acordo com o Mincetur, em 2011 a indústria gerou 2,9 milhões de dólares – 17% a mais que em 2010.
Em 2011, havia quase 2,5 milhões de chegadas de turistas internacionais registradas no Peru, dos quais mais de 115 mil eram do Brasil. Desde 2009, os brasileiros estão cada vez procurando mais o país latino para viajar. Nestes quatro anos, o aumento foi significativo: 19,8% (2008), 28,7% (2009), 5,8% (2010) e 34,6% em (2011).
“O Brasil é um mercado estratégico para a PromPeru, e é por isso que estamos empenhados em investir em publicidade e divulgação do país em mídia impressa e visual, treinamento, viagens de imprensa e seminários de familiarização e workshops, visitas porta a porta, promoção em redes sociais, alianças estratégicas e formação de publicidade e participação ativa em eventos de turismo mais importantes do país”, ressalta Fabiola Velásquez Cuba, sub-diretora de Turismo da PromPeru – órgão oficial de divulgação do país.
Segundo a PromPeru, a parte sul do Brasil tem grande potencial turístico para o país. “Estamos direcionando nossos esforços para promover nosso destino no sul e, assim, apoiar o trabalho dos empresários de marketing que optam por esta região peruana”, destaca Fabíola.
O Peru é um destino cada vez mais solicitado pelos brasileiros. Recentemente, as ruínas de Machu Picchu foram declaradas uma das “Sete Maravilhas do Mundo”, assim como a Amazônia ganhou o título de “Maravilha Natural”. Estas são apenas algumas das atrações que convidam os visitantes a procurarem cada vez mais o destino.

O FESTURIS
Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, o Festival do Turismo de Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do setor. Com mais de 350 expositores, recebeu em sua última edição aproximadamente 14 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul. O 24º Festuris se realiza de 22 a 25 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br.


Foto – Ruínas de Machu Picchu estão entre as Sete Maravilhas do Mundo


Comentários