COMEÇA NESSA TERÇA, 21 O VI SEMINÁRIO DO MUSEU DA GASTRONOMIA BAIANA



 

Terá início nessa terça-feira, 21, e segue até a sexta, 24, no Senac Pelourinho, o VI Seminário do Museu da Gastronomia Baiana que este ano tem como tema a farinha de mandioca. Com curadoria do antropólogo e museólogo Raul Lody, o evento anual realizado pelo Senac Pelourinho propõe a valorização da culinária local e suas matérias-primas e é dirigido a culinaristas, nutricionistas, historiadores, turismólogos e demais interessados em gastronomia. 
 
A programação do seminário inclui palestras e oficinas que pretendem debater o valor patrimonial e gastronômico da farinha de mandioca, além de ensinar receitas tradicionais à base do ingrediente. As inscrições custam R$ 40,00 e podem ser feitas no Senac, nas unidades Pelourinho, Aquidabã, Casa do Comércio e Pituba. As vagas são limitadas.
 
Realizados desde a criação do Museu da Gastronomia Baiana, em 2006, os seminários têm como foco discutir a culinária como um patrimônio imaterial da cultura da terra. Suas edições anteriores já debateram a relação entre a gastronomia e as identidades culturais (2007), o dendê e a cultura baiana (2008), a doçaria tradicional brasileira (2009), as rotas gastronômicas, o turismo e alimentação (2010) e as receitas tradicionais da Bahia (2011).
 
Em 2012 o seminário vai explorar a farinha de mandioca, alimento consumido em toda a extensão do território brasileiro e, portanto, um dos grandes símbolos da cozinha nacional, cujas diferentes misturas com ingredientes europeus, orientais e africanos deram origem a uma diversidade de pratos típicos em todas as regiões do país.
 
As atividades do VI Seminário do Museu da Gastronomia Baiana terão início com a tarde de conferências na terça, 21, quando serão explorados alguns dos diversos aspectos da farinha. Entre os palestrantes estão os professores Joselito da Silva Motta, pesquisador dos usos da mandioca, e Asdrubal Vieira Senra, que estuda cultura e alimentação brasileira. Os dias 23 e 24 estão reservados para as oficinas, nas quais os participantes vão aprender receitas de alguns pratos que têm a farinha como principal ingrediente, como pirão de leite com queijo coalho e paçoca de carne seca.
 
Raul Lody
A curadoria do VI Seminário do Museu da Gastronomia Baiana está a cargo do antropólogo e museólogo Raul Lody, um dos idealizadores do projeto do museu junto com o Senac. Lody representa, no Brasil, a International Commission on the Anthropology of Food (ICAF) e também é criador e coordenador do Grupo de Antropologia da Alimentação Brasileira da Fundação Gilberto Freyre. Autor de inúmeras pesquisas sobre tecnologias tradicionais e comida, Lody coordenou para o IPHAN o Projeto de Registro Patrimonial Imaterial dos Ofícios das Baianas de Acarajé. Além disso, atua em diferentes grupos latino-americanos na área de comida e cultura.
 
SERVIÇO:
O quê: VI Seminário do Museu da Gastronomia Baiana
Quando: Dias 21, 23 e 24 de agosto
Local: Senac Pelourinho
Inscrições: R$ 40,00 (quarenta reais)
 
PROGRAMAÇÃO:
21 de agosto:
14h – abertura
14h15 – conferência Farinha Boa, com o Prof. Joselito da Silva Motta
14h55 – conferências Farinha no Prato, com o Prof. Odilon Castro, eFarinha na Gastronomia Brasileira, com o Prof. Asdrubal Vieira Senra
16h15 – painel com alunos de gastronomia e nutrição
17h30 – comunicados: Qualidade, identidade e notoriedade da farinha de mandioca de Nazaré das Farinhas: uma contribuição a indicação geográfica, com a Prof.ª Janice Izabel Druzian, e Salve a Casa de Farinha, com Fernanda Cabrine e Marcelo Terça-Nada (líderes do Slow Food em Salvador)
18h – debates
 
23 de agosto:
Oficina I: das 13h às 16h
•Farofa de Sabiá
•Pirão de Leite com Queijo Coalho
•Paçoca de Carne Seca
 
Oficina II: das 16h30 às 19h30
• Paçoca da Vovó
• Pirão Praieiro (com caldo de peixe)
• Farofa Oswaldo Aranha
 
24 de agosto:
Oficina I: das 13h às 16h
•Farofa de Sabiá
•Pirão de Leite com Queijo Coalho
•Paçoca de Carne Seca
 
Oficina II: das 16h30 às 19h30
•Paçoca da Vovó
•Pirão Praieiro (com caldo de peixe)
•Farofa Oswaldo Aranha
 
 

Comentários