Com R$1,9 bilhão em Caixa, GOL anuncia resultados financeiros referentes ao segundo trimestre de 2012


Novamente, GOL e Webjet foram referência na qualidade em prestação de serviço no segundo trimestre de 2012
No 2T12, foi iniciada uma  racionalização de voos no mercado doméstico, que teve como resultado a descontinuação de aproximadamente 130 voos diários entre a operação GOL e Webjet. A rentabilidade dos voos foi o principal fator para definir os cortes,  tendo sido os trechos longos e  os  voos noturnos os mais impactados. Como consequência desse movimento estratégico, a receita de passageiros por assento ofertado (PRASK) consolidado apresentou crescimento de 5,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Em abril, foi anunciada uma reestruturação organizacional visando adequar a estrutura de custos  e o tamanho da malha a um novo ambiente macroeconômico. Como resultado desse movimento cerca de 1.500 postos de trabalhos foram reduzidos no período. As medidas adotadas estão em linha com os objetivos estratégicos da Companhia no que se refere a altos padrões de segurança, excelência no atendimento ao passageiro, inteligência na execução em seus processos e eficiência combinada a simplicidade em sua operação.
Em abril, a GOL recebeu a homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar trabalhos de pintura (convencional e eletrostática), pesagem e recálculo em aeronaves de outras empresas aéreas em seu Centro de Manutenção, localizado em Belo Horizonte/Confins.  A autorização da agência representa mais uma oportunidade de geração de receita auxiliar.

Em maio, a GOL foi a  primeira aérea brasileira a utilizar a RNP-AR-Approach (Performance de Navegação Requerida), que reduz o ruído, diminui o tempo de viagem, economiza combustível e, consequentemente, minimiza  a emissão de gases poluentes na atmosfera.  A Performance de Navegação Requerida permite a otimização do espaço aéreo por meio de trajetórias mais precisas, sem depender de sinais terrestres de rádio-navegação. Essa precisão torna possível o pouso em condições meteorológicas que, normalmente, poderiam obrigar aeronaves a desviar para outros aeroportos, ou mesmo  levar  a empresa a cancelar voos antes da partida. Essa é mais uma das diversas ações adotadas pela Companhia com foco em tornar a operação cada vez mais eficiente.

WEBJET
 No 2T12, a Webjet apresentou uma taxa de ocupação  de 73,5%  em suas  aeronaves, desempenho similar ao registrado no mesmo período do ano anterior de 73,9% O desempenho operacional da malha da Webjet se deve, principalmente, ao movimento de redução na sobreposição da malha aérea entre GOL e Webjet, em conformidade com os termos do  APRO (Acordo de Preservação de Reversibilidade da Operação) assinado pela VRG, Webjet e CADE.
Neste trimestre houve a primeira devolução das 15 aeronaves aeronaves Boeing 737-300 previstas para serem devolvidas em 2012.   Em  agosto, mais 3 aeronaves Boeing 737-300 foram devolvidas, totalizando até o momento 4 aeronaves B737-300. O movimento de renovação da frota da Webjet por aeronaves mais jovens, modernas e com maior eficiência no consumo de combustível, criou uma flexibilidade no que tange a adequação da malha aérea da Companhia, GOL Adapta Estrutura de Custo no 2T12 a uma Nova Realidade de Crescimento permitindo que ambas as companhias adequassem sua capacidade frente ao novo cenário de baixa atividade econômica e ambiente macroeconômico desfavorável.
Novamente, GOL e Webjet foram referência na qualidade em prestação de serviço no segundo trimestre de 2012.  A Webjet continuou apresentando os maiores  índices  de pontualidade  da indústria, atingindo a expressiva marca de 94,1% no período. A GOL apresentou o segundo maior índice da indústria, atingindo cerca de 90,1% de pontualidade em seus voos.  As duas continuam trabalhando juntas na busca pelas melhores práticas em ambas as companhias.
A Webjet  também  continua sendo referência em termos de eficiência operacional.   Nesse período, o índice de passageiros que fizeram check-in não presencial ficou em 82%. Na operação da GOL, esse índice atingiu cerca de 45%.
A aprovação da compra da Webjet ainda está sob análise final do CADE.

SMILES
Em maio, o SMILES anunciou o lançamento de um voo para Miami exclusivo para seus clientes.  A nova operação, de caráter não regular, teve início no dia 07 de julho e terá duração até metade de agosto. O novo voo foi um sucesso com venda de 100% dos assentos oferecidos. Esse novo produto oferecido aos participantes do programa faz parte de um conjunto de iniciativas adotadas pela Companhia com o objetivo de fortalecer e amadurecer ainda mais o programa.
Em junho, GOL e Qatar Airways anunciaram o início do acordo Frequent Flyer, uma extensão do relacionamento que já ocorria via acordo de code-share vigente entre as empresas. Pela parceria, participantes do SMILES, da GOL, e do Privilege Club, da companhia do  Oriente Médio, podem acumular milhas em todos os voos operados pelos dois grupos e, em breve, também será possível realizar os resgates de bilhetes. Além da Qatar, a GOL possui acordo de code-share e Frequent Flyer com a Delta Airlines, Air France, KLM e American Airlines.
SMILES anunciou o lançamento de um produto inédito no mercado brasileiro: a Compra de Milhas. Por meio do site do programa, é  possível comprar lotes de 1.000 até 40.000 milhas e trocar por passagens aéreas. Antes, isso era possível apenas pela transferência de pontos de cartões de crédito, pela compra de produtos de empresas parceiras ou por meio de promoções do programa. Com o novo produto, as milhas são creditadas imediatamente, assim que o pagamento é efetuado via cartão de crédito. Esse é mais um produto no portfólio do programa com o objetivo de fortalecer a percepção da marca Smiles nesse segmento de negócios.
Ao final do segundo trimestre de 2012, o programa apresentava  8,7 milhões  de  clientes em sua base, um crescimento de cerca de 12% frente ao mesmo período do ano anterior. No 2T12, o Smiles registrou o expressivo crescimento de  53% na quantidade de resgates de milhas para utilização  na malha aérea internacional dos parceiros aéreos globais da Companhia. Esse crescimento, se deve, principalmente, à criação da plafatorma online de resgate de milhas  desses parceiros  durante o começo do ano de 2012. Essa iniciativa contribuiu para melhorar ainda mais  a percepção de maior facilidade no resgate das milhas pelos clientes do programa.
Em maio, o jornal  “The Wall Street Journal”, publicou os  resultados de uma pesquisa feita anualmente pela consultoria de viagem “IdeaWorks Co” em sites de companhias aéreas para verificar a efetividade de programas de milhagem em termos de  disponibilidade de assentos no momento de resgate de milhas.  A falta de disponibilidade de assentos para resgate  utilizando milhas é uma das grandes reclamações dos clientes. A pesquisa consultou sites de 23 empresas para voos entre junho e outubro de 2011. O programa de milhagem, Smiles da GOL, ficou em 3º lugar dentre as companhias áereas da amostra e foi a melhor companhia aérea brasileira no ranking. O índice de disponibilidade de assentos no momento do resgate das milhas atingiu 97,1%.
A GOL permanece focada  na construção de uma unidade de negócio diferenciada para acompanhamento e gerenciamento do Smiles.  O fortalecimento do Smiles permitirá à GOL explorar um novo mercado de atuação e criar uma diferenciação em sua base de faturamento. Assim como o mercado de aviação, o mercado de venda de milhas está diretamente relacionado com o crescimento da nova classe média brasileira e a constante evolução no aumento no crédito no Brasil, crenças que já direcionam a GOL em seu modelo de negócio.
 

 
Sobre GOL Linhas Aéreas Inteligentes
Fundada em janeiro de 2001, a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina opera cerca de 850 voos diários para 63 destinos, utilizando uma frota jovem e moderna de aeronaves Boeing 737-700 e 737-800 Next Generation, as mais seguras, eficientes e econômicas da classe. Por meio de acordos com empresas regionais, a companhia oferece aos clientes acesso a outros 12 destinos brasileiros. Além disso, o programa de relacionamento SMILES, o maior do Brasil, permite que seus participantes acumulem milhas e resgatem bilhetes para mais de 560 localidades em todo o mundo, por meio de voos realizados por parceiras estrangeiras. A companhia possui também o serviço logístico Gollog, que capta e distribui cargas e encomendas em mais 3.400 municípios brasileiros e oito internacionais. Com seu portfolio de produtos e serviços inovadores, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes oferece a melhor relação custo-benefício do mercado.


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