Cidade dos Gaúchos ganha vida



Governador Tarso Genro acende a chama do fogo de
chão Alairton José Gomes, que ficará sempre acesa

O Parque Gaúcho de Gramado abriu, nesta sexta-feira, 17, seu mais novo espaço temático interativo, a Cidade dos Gaúchos. O governador Tarso Genro acendeu a chama do Fogo de Chão Alairton José Gomes e deu vida ao novo atrativo do empreendimento.
Com a inauguração da Cidade dos Gaúchos, o atrativo promove um resgate histórico inédito. O espaço apresenta os principais tipos de habitação do interior do pampa no século 18. O fogo de chão, que ficará sempre aceso, é uma homenagem do proprietário do parque, Marcos Gomes, em memória de seu pai.
Após o acendimento da chama, os músicos Joca Martins, Juliana Spanevello e Negrinho Martins prestaram uma homenagem musical. Com roupas de época, os integrantes do grupo Guapos do Itapuí povoaram a vila numa bela uma representação artística.
VILA DO SÉCULO 18
Na Cidade dos Gaúchos, foram reconstituídas uma tolderia de couro usada como habitação pelos índios pampeanos, uma oca de capim santa fé dos índios guaranis, uma capela de pedra, que representa a presença dos europeus no pampa, a estância cimarrona, feita em torrão com telhado de capim santa fé, o bolicho de campanha e o fogo de chão, onde serão contadas as lendas gaúchas.
Além de resgatar as moradias dos primeiros habitantes do pampa, o novo espaço apresenta os usos e costumes do povo da época. A comunidade local e os milhões de turistas que visitam gramado poderão interagir e vivenciar a verdadeira história do gaúcho desde a rotina de trabalho até as atividades de lazer, como os jogos de truco, osso, ferradura e bocha.
O proprietário do Parque Gaúcho, Marcos Gomes, salienta que a Cidade dos Gaúchos completa a missão do complexo turístico cultural. “Foram meses de pesquisa para ver a melhor maneira de apresentar os usos e costumes do gaúcho de forma interativa”, frisa Gomes.
Segundo a secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, a inauguração da Cidade dos Gaúchos é um momento importante para o município. “O Parque Gaúcho resgata a história e a cultura. O atrativo é fundamental para Gramado”, diz Rosa Helena.
Para o governador Tarso Genro, empreendimento turístico traz uma nova identidade para Gramado. “O Parque Gaúcho é um empreendimento privado com densidade pública. Não existia um empreendimento de volume com essa presença”, afirma o governador.

SOBRE O PARQUE GAÚCHO
O Parque Gaúcho de Gramado é o único parque temático do mundo que conta a história da formação e evolução do gaúcho, seus usos e costumes. O empreendimento possui uma infraestrutura completa de cultura, gastronomia e lazer. Em área de 120 mil metros quadrados, o parque conta com Memorial do Gaúcho, restaurante temático, arena de shows e domas, programa de resgate de animais crioulos, galpão mirim, um espaço lúdico que ensina tradições gaúchas especialmente para as crianças, horta orgânica, herbário, espaço para exposições de arte gaúcha, mangueira para apresentações da lida campeira e espaço para shows artísticos, além da inédita Cidade dos Gaúchos. No total, são 10 mil metros de área coberta.
O empreendimento fica no Km-35 da ERS-115, na mesma entrada do Gramadozoo.


Comentários