CET – PE e SEBRAE planejam solucionar gargalos enfrentados por pequenos empresários do turismo



Grupos de trabalho irão propor facilidades através de tecnologia da informação

De olho no Mundial de Futebol de 2014 no Brasil, a Câmara Empresarial de Turismo de Pernambuco (CET-PE) e o SEBRAE planejam utilizar da tecnologia da informação (TI), que pode ser entendida como um conjunto de soluções providas por recursos de computação, para erradicar os gargalos enfrentados pelos pequenos empresários do turismo da região na prestação de serviço.

Para isso, a CET – PE e o SEBRAE criaram um grupo de trabalho, comandado pela empresa Mega Consultores Associados, com objetivo de diagnosticar os problemas vividos pelo pequeno empresário local que possam ser solucionados através da tecnologia da informação. “Convidamos o trade turístico da região para explanar sobre as suas dificuldades. Posteriormente, foi realizado um filtro e elaborada uma síntese evidenciado os principais problemas e o que poderia ser resolvido através da TI”, explica José Otávio de Meira Lins, coordenador da CET-PE. “Promoveremos uma nova dinâmica para identificar novos problemas e soluções para assim termos um panorama geral do setor na região”, complementa Meira Lins.

De acordo com Pericles Negromonte, gestor do projeto de TI do SEBRAE, a ação deverá aproximar os setores do Turismo e da TI pegando como mote a realização de grandes eventos no Brasil, a exemplo da Copa do Mundo de 2014. “Esta ação está sendo executada de forma estruturada com a investigação das demandas de turismo em que a tecnologia da informação poderá proporcionar diferenciais competitivos aos equipamentos turísticos definidos no trabalho. A expectativa final é, além da realização de possíveis negócios, a comunidade de tecnólogos do Porto Digital conheça de forma lógica e estruturada quais são as principais necessidades que o setor de turismo tem à luz da realização de grandes eventos em nossa região. Entendemos também que esse material servirá como referencial não só para as empresas de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), mas também para outros órgãos de apoio ao setor”.

Negromonte destaca ainda a parceria com a CET-PE para realização desta ação. “’É fundamental importância a parceria com a CET-PE, contando com a excelente mobilização dos empresários participantes, tanto do grupo gestor da ação, como também dos empresários que fizeram parte da oficina da construção do caderno de demandas. Indispensável”.

Logística da Ação - Estão previstos três grandes encontros: Oficina de demanda de turismo, oficina de oferta de tecnologia da informação e um meeting multisetorial ao final da ação. Neste intervalo estão sendo realizadas reuniões de gestão e de avaliação e monitoramento.

Necessidades – A ação encontra-se em fase de consolidação do caderno de demandas. Ainda não foram diagnosticadas todas as necessidades do empresariado local.



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