Cerca 150 empresários prestigiam primeiro RN em Foco temático Eleições 2012



Projeto da Fecomércio RN que irá ouvir candidatos a prefeito de Natal, recebeu como primeiro convidado o deputado Rogério Marinho

A Federação do Comércio do RN promoveu na tarde desta terça-feira (07.08), a primeira edição da série especial do projeto RN em Foco Eleições 2012. A série pretende ouvir os quatro candidatos a prefeito de Natal nas eleições de outubro mais bem colocados nas pesquisas de opinião para a prefeitura de Natal. O primeiro a apresentar seu plano de governo aos empresários natalenses foi o deputado estadual Rogério Marinho, que por cerca de 40 minutos falou a uma pleteia de aproximadamente 150 empresários e lideranças empresariais.
O evento aconteceu no Versailles Recepções, no bairro Tirol. “Estamos orgulhosos por conseguir promover esses encontros tão importantes para os empresários natalenses. Modificamos um pouco a ideia inicial do RN em Foco para adaptar e conhecer os projetos dos candidatos”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.
“Praticamente a totalidade do PIB (Produto Interno Bruto) de Natal está aqui representada pelos empresários que prestigiam este evento. Como tais, ajudam na geração de empregos e no desenvolvimento da economia da cidade.  Por isso estou muito honrado em poder compartilhar minhas ideias com pessoas que podem contribuir com os meus projetos para a cidade”, afirmou o candidato já no início de sua explanação.
Durante sua apresentação, o candidato do PSDB afirmou que para conseguir formular as principais metas do seu governo,  visitou durante 15 meses, comunidades carentes, postos de saúde, sindicatos, associações comerciais, escolas públicas e outros pontos de onde ele conferiu de perto as principais necessidades vividas pela população. Com isso, Rogério Marinho formatou alguns pontos que, segundo ele, serão priorizados em seu governo.
“Durante esses estudos in loco, constatei  alguns dados alarmantes, como por exemplo, que apenas 32% da capital potiguar é saneada e que no ranking da educação dentro do próprio RN, Natal está em 45º lugar”. Ainda segundo o próprio Rogério, dados como esses geram um efeito sem precedentes: “seguindo o exemplo da educação, se a nosso sistema de ensino público não funciona, não há como gerarmos mão de obra qualificada no futuro, o que acarreta em importação de trabalhadores para a cidade, quando os próprios natalenses poderiam aproveitar as vagas no mercado de trabalho oferecidos pelos empresários potiguares”.
Outro ponto abordado pelo deputado estadual foram os problemas de infraestrutura vividos em Natal. “Precisamos recuperar urgentemente a malha viária  que está visivelmente comprometida. Temos que resolver o problema do trânsito, que está mais caótico a cada dia. O sistema de transporte público é outro dilema sério”. Para cada ponto abordado, Rogério Marinho mencionou uma solução. No primeiro ponto, ele afirmou que deve urgentemente recuperar as principais ruas da cidade; Com relação ao trânsito a saída apontada foi a criação de corredores exclusivos nas avenidas mais movimentadas; Para o transporte coletivo, ele explicou que tentará trazer um projeto já vigente em cidades do centro-oeste do país: “nós vamos colocar totens nas paradas, onde o usuário de ônibus poderá conferir onde o transporte que ele precisa pegar está e quanto tempo irá demorar para chegar na sua parada”.
Outra questão citada pelo candidato do PSDB foi caso do bairro Alecrim. Segundo ele, é preciso reorganizar urgentemente o comércio local, pois mesmo os trabalhadores informais cadastrados na Semurb não contam com a estrutura necessária para um trabalho decente. “Atualmente, não há condições de trabalho para as pessoas  no Alecrim. Também não há como os clientes transitarem pelo bairro, pois tudo está um caos. Como forma de amenizar o problema, na minha gestão como prefeito, eu quero reformar as calçadas e criar um estacionamento subterrâneo para melhorar a condição dos transeuntes, mas concomitantemente a isso, pretendo transferir o comércio informal para um centro comercial com condições dignas de trabalho”.
Para o setor de turismo, Rogério Marinho fala em recuperação da imagem de Natal: “nossa cidade já foi um dos pontos turísticos mais procurados por visitantes brasileiros e estrangeiros. Agora, pelos inúmeros problemas, os turistas deixaram de procurar a capital potiguar. Por isso, precisamos inicialmente, deixar a cidade novamente limpa e bonita para passarmos para a segunda etapa”. Esse segundo ponto mencionado pelo candidato, é a criação de um roteiro turístico-cultural, como forma de atrair os visitantes fora das épocas sazonais. Além disso, ele ainda fala sobre a criação de um novo centro de convenções, para atrair eventos para Natal. Por fim, Rogério Marinho cita a revitalização de praças da cidade e a inserção da Zona Norte no roteiro turístico da capital.
Em todos os pontos abordados pelo candidato, a forma financeira de viabilizar os projetos apresentados foram as parcerias público-privadas. “Com isso, o nosso objetivo é agilizar os projetos, pois o entrave burocrático para a liberação de verba é muito grande no nosso país”, afirma Rogério Marinho, que conclui: “contudo, antes disso precisamos mudar o pensamento cultural vigente na mente da população. As pessoas não podem se acomodar, precisam continuar lutando pelo interesse do bem comum. No mais, na maioria dos casos é preciso força de vontade dos gestores para que os projetos saiam do papel. E é isso que o povo natalense deve cobrar”.

Perguntas
Após a apresentação, empresários fizeram perguntas para o candidato e entre elas, o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, questionou sobre os impasses envolvendo a Via Costeira de Natal e como a Prefeitura de Natal pode se envolver neste tema. Rogério Marinho comentou que para solucionar o caso das construções no local, é preciso seguir as leis e que aja bom senso entre as partes empreendedoras e o IBAMA.
Além disso, segundo o candidato a forma de sanar as dificuldades de limpeza e iluminação do local, é transferir a Via Costeira do Governo do Estado para a Prefeitura Municipal de Natal.


Comentários