Ano do Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil reúne ministros do Turismo e da Cultura


Eventos vão unir Brasil e Portugal

Ano do Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil reúne ministros do Turismo e da Cultura


 Por dez meses Brasil e Portugal estarão mais próximos. Os lusitanos poderão conhecer um pouco mais da cultura brasileira e os brasileiros experimentarem os encantos da terra de Camões. A abertura da programação será no próximo dia 7 de setembro, em Brasília, durante as comemorações do Dia da Independência e o encerramento em 10 de junho de 2013, em Lisboa, nas celebrações do Dia de Portugal. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, recebeu a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente da Funarte, Antônio Grassi, para tratar da inserção do turismo na agenda.   

“Será mais uma oportunidade para despertar nos portugueses o desejo de visitar nossos destinos turísticos. A crise na Europa é um complicador, mas não podemos ficar de braços cruzados”, afirmou o ministro Gastão Vieira. Ele determinou às áreas técnicas do ministério que acompanhem e avaliem a iniciativa coordenada pela Funarte.

O ano do Brasil vai reunir em Portugal os principais expoentes da música, gastronomia, dramaturgia e literatura brasileiras.  Serão realizadas exposições, shows, mostras de arte e festivais gastronômicos. Já estão confirmadas as presenças dos escritores e jornalistas Luís Fernando Veríssimo e Zuenir Ventura e dos cantores Milton Nascimento, Nei Matogrosso, Zeca Pagodinho e do grupo musical Monobloco, entre outros nomes da cultura brasileira. “Pensamos numa programação ampla que pudesse vender a imagem do Brasil e incentivar também o turismo”, explicou o presidente da Funarte, Antônio Grassi.

Para a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, a participação do Ministério do Turismo é importante para amplificar os ganhos do evento. “Temos trabalhado para conquistar importantes parceiros como o Ministério do Turismo”, afirmou ela.

Gastão Veira encaminhou o projeto para a Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. “É uma oportunidade de promovermos, por exemplo, um intercâmbio sobre restauração de monumentos. Os portugueses têm ampla experiência no assunto e podemos, com o apoio deles, melhorar as condições de monumentos simbólicos das cidades históricas”, destacou Gastão Vieira.

Comentários