Abav/SP tem seu 25º Fórum Executivo e indicadores de desempenho como tema



Evento teve a participação de Edmar Bull, vice-presidente da entidade, e foi liderado por Ronaldo de Fávero, consultor em Gestão Empresarial

A sede da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional), no centro da cidade de São Paulo, recebeu, na manhã de hoje (20), a 25ª edição do Fórum Executivo da Abav/SP. O palestrante Ronaldo de Fávero, que atua como consultor em Gestão Empresarial há 20 anos, falou aos cerca de 20 participantes sobre “Desafios da escolha e uso dos indicadores de desempenho”.

Após iniciar a palestra com um breve resumo de sua experiência profissional, Ronaldo destacou algumas das principais medições presentes no cotidiano das pessoas, ressaltando a importância que elas representam para a população e para o universo corporativo. Mencionando o Balanced Scorecard (BSC), método desenvolvido nos Estados Unidos que permite avaliar o desempenho dos colaboradores de determinada empresa, ele foi enfático ao dizer que a maior parte das corporações trabalha apenas com indicadores contábeis ou financeiros, deixando de lado todo um segmento a ser explorado.

“Este é um tema que tem despertado muito interesse. No geral, as empresas fazem uso de indicadores muito abrangentes e o meu objetivo, com esta palestra, é poder colaborar para que elas consigam melhorar seus resultados”, afirmou. Sob seu ponto de vista, o ideal é que exista um ou dois indicadores para cada processo ou para cada parte interessada, grupo em que estão inseridos os clientes, os acionistas, os fornecedores ou até mesmo a comunidade da qual a corporação faz parte. O executivo ainda esclareceu a diferença existente entre eficiência e eficácia, qualidades que devem estar presentes em qualquer equipe, e determinou como prioritária a definição de metas a serem atingidas pelas empresas.

Ronaldo também citou os planos de ação como uma ferramenta estratégica valiosa, desde que frequentemente atualizados e acompanhados por um gestor específico, e discorreu sobre a avaliação que toda empresa deve fazer para verificar se o resultado obtido coincide com o esperado. Caso a combinação realidade/expectativa seja diferente, obter recursos e redefinir responsabilidades e ações figuram entre as atitudes mais indicadas a serem seguidas.

Em um dos últimos tópicos da palestra, o consultor abordou a enorme lacuna chamada feedback, taxando como essencial o interesse dos executivos e de todos os colaboradores que integram a empresa, os quais podem se sentir mais motivados se puderem contar com um aumento na remuneração ou participação nos lucros.


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