O Toyota
SW4 fechou o primeiro semestre de 2012 como líder em vendas no segmento de
utilitários esportivos médios com 22,4% de participação de mercado. Nos
seis primeiros meses foram comercializadas 3.648 unidades, 11% a mais que o
mesmo período do ano passado.
Da mesma
família da SW4, a Toyota Hillux manteve a liderança isolada no segmento de
picapes médias a diesel com 12.338 unidades vendidas, o que representa um
market share de 25,1%.
Novas
versões
Recentemente
a Toyota apresentou novidades ao mercado brasileiro para a linha Hilux e
SW4 com motorização a diesel. Os modelos trazem agora o novo motor D-4D
3.0L 16V com Intercooler, TGV (turbo de geometria variável), common rail e
injeção direta, que geram potência máxima de 171 cv a 3.600 rpm e um torque
plano máximo de 36,7 kgf.m entre 1.400 e 3.200 rpm, com a transmissão
automática.
O novo
propulsor da linha Hilux e SW4 a diesel atende às exigências do Proconve L6
(Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), criado
pelo conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA para veículos leves de até
3,5 toneladas. O programa estabelece níveis de emissões veiculares mais
baixos a partir de 2012.
Além
disso, o novo motor da Hilux e do SW4 conta com um exclusivo sistema de
controle de emissões com funcionamento cíclico fechado que ajusta a injeção
de combustível eletronicamente, favorecendo a redução das emissões de
poluentes, por meio da queima completa do combustível antes da sua
liberação no escapamento. O sistema ajusta automaticamente a quantidade e o
momento da injeção do combustível na câmara de combustão.
Cada
injetor de combustível é equipado com um sensor que comunica a pressão do
combustível injetado para o computador que gerencia o motor.
Nova
Transmissão Automática
Além do novo motor, a linha Hilux e SW4 2012 a diesel oferece agora uma
nova transmissão automática de cinco velocidades, dotada de Sistema de
Inteligência Artificial. Este mecanismo gerencia o funcionamento da
transmissão, selecionando a marcha mais adequada de acordo com o estilo de
direção do condutor. A atuação do Sistema de Inteligência Artificial leva
em consideração a posição do acelerador, a velocidade do veículo, a rotação
do motor e a atuação dos freios e também avalia o percurso por onde o
veículo está trafegando (subidas, retas ou decidas).
GPS
integrado
Para a linha Hilux e SW4 a diesel 2012, um sistema de navegação GPS
integrado foi incorporado à central multimídia, que conta com tela de 6,1
polegadas touchscreen e câmera de ré e conexão Bluetooth® com
microfone localizado no console do teto. Conexões USB e Auxiliar do sistema
de som compatível com iPhone® e iPod® completam
o conjunto.
O sistema
multimídia com GPS integrado para navegação também conta com tecnologia
complementar 3D Gyro® e Speed Pulse® que analisa o
posicionamento e andamento do veículo através de referenciais inerciais e
evita a perda de navegação por eventual sombra no sinal da constelação de
satélites ao percorrer o interior de túneis, garagens, encostas de morros,
entre outros.
Nova
versão para a picape Hilux e para o SW4
A novidade da linha Hilux 2012 a diesel é a adição da versão cabine dupla
SR 4X4 com transmissão automática, que completa as versões intermediárias,
antes oferecidas somente com transmissão manual de cinco velocidades.
Com a introdução da versão diesel SR 4X4 automática, a Nova Hilux 2012 está
à disposição em nove configurações com motor a diesel, que atendem às mais
diferenciadas necessidades dos consumidores. São elas: Chassi/Cabine 4x4,
Standard cabine simples e dupla com tração 4x4, Standard cabine dupla com
tração 4x4 e Power Pack (vidros, travas e retrovisores elétricos), SR
cabine dupla 4x4, A/T (transmissão automática) ou M/T (transmissão manual),
SRV cabine dupla 4x4 A/T (transmissão automática) ou M/T (transmissão
manual) e SRV TOP 4x4 com transmissão automática.
Completam
a linha Hilux, ainda, as novas versões da Hilux 2.7 VVT-i Flex Fuel: SRV
4x4 e SR 4x2 (ambas com transmissão automática).
Outra
novidade na linha Hilux é que o motor diesel 2.5L D4D de 102 cv foi
descontinuado, o que significa que as versões Standard da Hilux passam a
ser
equipadas também com o novo motor diesel 3.0L D4D turbo intercooler de 171
cv.
A linha
de utilitários esportivos SW4 também ganha uma nova versão, a SR 4X4 diesel
3.0L D-4D com transmissão automática de 5 velocidades para 5
passageiros. Com esta novidade, a linha completa fica composta por
cinco versões: SR 4X4 diesel 3.0L D-4D para 5 passageiros, SRV 4X4 diesel
3.0L D-4D em configurações para 7 ou 5 passageiros, agora também equipadas
com transmissão automática de 5 velocidades, uma versão SRV 4X4 4.0L V6 a
gasolina com transmissão automática para 7 passageiros e a recém lançada SR
4X2 2.7L Flex Fuel com transmissão automática para cinco passageiros.
Para
acessar este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota
do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br
A
Toyota do Brasil Ltda conta com mais de 4.000 colaboradores em suas
unidades de Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e
Guaíba (RS). Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das
fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas
do mundo. Com produção em 26 países e regiões e vendas em mais de 170
países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A
Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka
e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega
atualmente mais de 315.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações
podem ser obtidas nos sites: www.toyota.co.jp
e www.toyota.com.br.
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